Como converter de GPa para N/mm²

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os engenheiros e cientistas geralmente utilizam unidades de gigapascal (GPa) ou newton por milímetro quadrado (N/mm²). A tensão limite de escoamento, que indica a tensão máxima suportada por um material antes que se deforme permanentemente, geralmente possui unidades em N/mm², algumas vezes chamadas de MPa. Já o módulo de Young, que mede elasticidade e relaciona a tensão exercida sobre um material e sua deformação, tem unidades de gigapascais ou GPa. Um material com alta elasticidade geralmente tem uma alta tensão limite de escoamento. Por esses conceitos representarem propriedades de materiais relacionadas, é importante aprender a conversão entre suas unidades usuais GPa e N/mm².

Passo 1

Estabeleça a conversão entre GPa e N/mm². Há 1000 MPa em 1 GPa e 1 N/mm² por MPa, então, para 3 GPa por exemplo, a conversão será (3 GPa)(1000 MPa/GPa)(1 N/mm²/MPa).

Passo 2

Multiplique os números e suas unidades. Por exemplo (3 GPa)(1000 MPa/GPa)(1 N/mm²/MPa) = 3000 GPaMPaN/GPaMPamm².

Passo 3

Cancele unidades iguais no numerador e denominador. Em 3000 GPaMPaN/GPaMPamm², por exemplo, GPa e MPa são cancelados, restando 3000 N/mm². Portanto, 3 GPa = 3000 N/mm².

Mais recentes

×