Como converter stokes para poise

••• honey image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Stokes e poise são duas unidades de medida relacionadas a viscosidade de fluidos. A viscosidade é a habilidade de um fluido (líquido ou gás) de resistir a fluir sob uma tensão de corte aplicada. O ar e a água possuem pouca viscosidade e fluem facilmente, enquanto o mel e óleo são mais viscosos e têm boa resistência a fluir. A viscosidade é tipicamente definida de duas formas: viscosidade dinâmica, comumente medida em poise; e viscosidade cinemática, comumente medida em stokes. A conversão da viscosidade dinâmica (poise) para a viscosidade cinemática (stokes) é feita diretamente, resguardado que a densidade do fluido seja levada em conta e seja feita utilizando as unidades adequadas.

Passo 1

Determine a densidade do fluido consultando uma tabela de referência ou manual. A densidade é uma medida da massa do fluido pela unidade de volume, e pode variar com a temperatura e pressão. Por exemplo, a temperatura e pressão ambiente padrões, a densidade do ar é, em tese, 1.229 kg por metro cúbico. A densidade de água em condições padrões é, grosseiramente, 1.000 kg por metro cúbico.

Passo 2

Use as unidades apropriadas. Stokes e poise são duas unidades baseadas nas unidades métricas de medida, usando o sistema CGS (centímetro, grama, segundo). Assegure-se que o valor sendo utilizado para a densidade do fluido esteja também em unidades métricas, mais comumente na forma de kg por metro cúbico.

Passo 3

Calcule a viscosidade como segue. A viscosidade cinemática (stokes) é igual a viscosidade dinâmica (poise) dividida pela densidade do fluido, e então multiplicada por um fator numérico A, que é usado para o cálculo de diferenças em unidades de medida.

Stokes = A x Poise / (Densidade do fluido) onde: A = 1000, se a densidade do fluido estiver em kg por metro cúbico.

Por exemplo, a uma pressão atmosférica normal e a 15º C de temperatura, a viscosidade dinâmica do ar é, grosseiramente, 0,000173 poise. A densidade do ar a essas condições é, grosseiramente, 1.229 kg por metro cúbico. Pela fórmula dada acima, a viscosidade cinemática do ar é:

Viscosidade cinemática = 1000 x (0,000173 poise) / (1.229 kg por metro cúbico) = 0,141 stokes

Isto significa que, a uma pressão padrão e 15º C de temperatura, a viscosidade dinâmica do ar é, grosseiramente 0,000173 poise, portanto a viscosidade cinemática é de 0,141 stokes.

Mais recentes

×