Como converter stokes para poise

honey image by Maria Brzostowska from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
Stokes e poise são duas unidades de medida relacionadas a viscosidade de fluidos. A viscosidade é a habilidade de um fluido (líquido ou gás) de resistir a fluir sob uma tensão de corte aplicada. O ar e a água possuem pouca viscosidade e fluem facilmente, enquanto o mel e óleo são mais viscosos e têm boa resistência a fluir. A viscosidade é tipicamente definida de duas formas: viscosidade dinâmica, comumente medida em poise; e viscosidade cinemática, comumente medida em stokes. A conversão da viscosidade dinâmica (poise) para a viscosidade cinemática (stokes) é feita diretamente, resguardado que a densidade do fluido seja levada em conta e seja feita utilizando as unidades adequadas.
Step 1
Determine a densidade do fluido consultando uma tabela de referência ou manual. A densidade é uma medida da massa do fluido pela unidade de volume, e pode variar com a temperatura e pressão. Por exemplo, a temperatura e pressão ambiente padrões, a densidade do ar é, em tese, 1.229 kg por metro cúbico. A densidade de água em condições padrões é, grosseiramente, 1.000 kg por metro cúbico.
Step 2
Use as unidades apropriadas. Stokes e poise são duas unidades baseadas nas unidades métricas de medida, usando o sistema CGS (centímetro, grama, segundo). Assegure-se que o valor sendo utilizado para a densidade do fluido esteja também em unidades métricas, mais comumente na forma de kg por metro cúbico.
Step 3
Calcule a viscosidade como segue. A viscosidade cinemática (stokes) é igual a viscosidade dinâmica (poise) dividida pela densidade do fluido, e então multiplicada por um fator numérico A, que é usado para o cálculo de diferenças em unidades de medida.
Stokes = A x Poise / (Densidade do fluido) onde: A = 1000, se a densidade do fluido estiver em kg por metro cúbico.
Por exemplo, a uma pressão atmosférica normal e a 15º C de temperatura, a viscosidade dinâmica do ar é, grosseiramente, 0,000173 poise. A densidade do ar a essas condições é, grosseiramente, 1.229 kg por metro cúbico. Pela fórmula dada acima, a viscosidade cinemática do ar é:
Viscosidade cinemática = 1000 x (0,000173 poise) / (1.229 kg por metro cúbico) = 0,141 stokes
Isto significa que, a uma pressão padrão e 15º C de temperatura, a viscosidade dinâmica do ar é, grosseiramente 0,000173 poise, portanto a viscosidade cinemática é de 0,141 stokes.
Referências
Advertência
- O fator A mostrado na fórmula acima é uma correção usada para calcular as diferenças de unidades. O valor de 1000 mostrado acima é válido apenas em casos onde a densidade do fluido é medida em kg por metro cúbico. Se outra unidade de densidade estiver sendo usada (como libras por polegada cúbica) a fórmula mostrada não será válida.
- As viscosidades cinemática e dinâmica são facilmente confundíveis. Quando estiver usando tabelas ou um livro de referência para encontrar valores de viscosidade, esteja certo de observar se os valores são indicados para viscosidade cinemática ou dinâmica.
- A viscosidade e densidade para gases como o ar são fortemente dependentes da temperatura. Assegure-se de consultar fontes renomadas para estes valores.
Sobre o Autor
Adam Purple has been writing about science and technology since 1991. He has worked in the fields of aerospace, research and development and information technology. He most recently wrote for the energy and climate blog SeacoastNRG. Purple holds Bachelor of Science and Master of Science degrees in engineering from Syracuse University.
Créditos Fotográficos
honey image by Maria Brzostowska from Fotolia.com