×
Loading ...

Coquina é um tipo de rocha sedimentar?

A rocha coquina é composta por restos comprimidos de várias conchas, corais, calcário, areia e outros minerais. É uma rocha sedimentar que ainda não se consolidou completamente. Quando extraída pela primeira vez, é muito mole, se comparada a outras rochas. A exposição ao ar por vários anos a faz endurecer.

A rocha coquina formada ao longo das linhas costeiras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Origens

A rocha coquina formou-se durante um período que data de aproximadamente 1,8 milhão a 11.500 anos atrás, conhecido como Idade do Gelo Pleistocênica. Ela desenvolveu-se de vida animal com conchas, que era abundante nos oceanos antes dessa era do gelo. Nos EUA, a coquina existe na Flórida e Carolina do Norte. No Brasil é encontrada na Bacia de Campos. A cor e consistência da rocha varia de acordo com as diferentes proporções, assim como de tipos de areia e outros componentes. Na Flórida, esse tipo de rocha se estende até cerca de 37.187 km terra adentro.

Loading...

Usos

A rocha coquina tem muitos usos. Ela é muito decorativa e aparece em muitas formas na Flórida, melhorando o visual de várias estruturas externas. Os jardineiros as utilizam para criar características paisagísticas, como cachoeiras, margens de lagoas e canteiros de jardins. Em construções, ela é um atraente revestimento externo de chaminés, lareiras e entradas com portões. A coquina também constitui um material estrutural para monumentos, muralhas marítima e zonas-tampão.

História

A história da coquina na Flórida remonta há 400 anos. O uso mais famoso da rocha é nas paredes do Castillo de San Marcos, em St. Augustine. Ela foi uma boa escolha devido à sua maciez. Isto significa que balas de canhão não a quebravam. Em vez disto, afundavam nela, causando grandes danos à estrutura do forte. Os mineiros também a extraíam por causa de fosfato, que é um fertilizante.

Outras rochas sedimentares

Outras rochas sedimentares incluem arenito, xisto, carvão, sal-gema e calcário. O arenito e o xisto são o resultado de eras de intemperismo de areia e argila. O sal-gema e alguns tipos de calcário formaram-se de soluções químicas de minerais. Por exemplo, o sal-gema vem do oceano ou de lagos salgados que se evaporaram. O carvão e outros tipos de calcário formaram-se pelo acúmulo de matéria orgânica, como restos de plantas e conchas. O carvão com mais frequência é originalmente um material dos pântanos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...