Como cortar chapas de alumínio em casa

Chapas de alumínio são utilizadas para vários projetos e aplicações domésticas. Algumas dessas aplicações incluem proteção para telhados e paredes, dutos de aquecimento e resfriamento. Você pode cortar as chapas utilizando vários tipos de ferramentas. Essas ferramentas podem ser utilizadas em praticamente todas aplicações ao cortar, mas algumas delas realizarão a tarefa mais rapidamente e eficientemente do que outras. Uma serra circular equipada com uma lâmina cortadora de alumínio é boa para cortes longos e retos, ou para cortar pedaços menores com apenas um toque da serra.

Step 1

Meça a chapa e indique com um marcador, o local que precisa ser cortado.

Step 2

Use uma régua, como um nivelador de carpinteiro ou um pedaço de madeira reto, para garantir um corte reto. Uma caixa de giz pode funcionar, mas o giz pode ser facilmente removido das chapas de metal ao deslizar a mão.

Step 3

Use uma serra circular equipada com uma lâmina cortadora de alumínio com nove dentes a cada polegada. Ajuste a profundidade que a serra alcançará, para que a lâmina não corte outras superfícies.

Step 4

Utilize uma tesoura para laminados bico de pato para cortes menores, que é recomendada para aplicações em alumínio, pois garantirá um corte liso e reto.

Step 5

Utilize um estilete para cortas as chapas de alumínio. Faça marcações na chapa ao fazer força no estilete, inclinando para frente e para trás, até que se encaixe corretamente ao longo da linha demarcada.

×