Como restaurar madeiras danificadas por inundação

••• wood image by Marvin Gerste from Fotolia.com

Danos causados ​​pelas inundações podem ser devastadores para o proprietário de um imóvel. A madeira molhada absorve a água e suas fibras se expandem, fazendo com que a madeira fique irregular e áspera. Felizmente, mesmo uma peça de madeira criticamente afetada pode ser restaurada à sua antiga aparência com um pouco de cuidado e muita paciência.

Passo 1

Remova todas as placas danificadas e as coloque em um local seco e bem ventilado, até que a madeira esteja completamente seca. Caso haja dificuldade de secagem e possua um aquecedor de ambiente portátil, utilize-o à temperatura de 30 °C.

Passo 2

Remova todos os resíduos de cera da madeira com uma palha de aço.

Passo 3

Lixe a parte traseira das placas até que fique suave. Primeiro, lixe a placa inteira com uma lixa 120, até remover as cristas. Em seguida, faça-o novamente com a lixa 220, para remover todos os riscos. Use máscara e óculos de proteção para trabalhar com serragem.

Passo 4

Remova manchas da madeira aplicando cristais de ácido oxálico dissolvido em água. Siga sempre as instruções do fabricante sobre as quantidades adequadas de ácido para o projeto. Cubra a mancha com ácido e deixe-o secar. Após a secagem do local, limpe os cristais ressecados. Repita esse processo até que a mancha seja removida. Use luvas de borracha ao trabalhar com ácido oxálico.

Passo 5

Esfregue as placas inteiras com uma fralda de pano para remover toda a serragem remanescente.

Passo 6

Finalize a madeira ou tingindo ou a selando, conforme necessário, com goma-laca ou verniz. Siga as instruções do fabricante sobre a quantidade correta de revestimento e os procedimentos para a selagem da madeira.

Passo 7

Fixe a madeira de volta à sua posição original.

Mais recentes

×