Costumes para o aniversário de 60 anos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
O aniversário de 60 anos costumava marcar o começo da terceira idade em muitas culturas. Embora muita pessoas continuem ativas e trabalhem muito depois dos 60, é ainda um marco importante e há muitas tradições e costumes associadas a essa idade. Se você tomar um tempo para aprender esses vários costumes, pode encontrar ideias para incorporar aos seus planos de aniversário.
Costumes ocidentais
Na tradição ocidental, as festas de 60 anos são celebradas em festas cheias de humor, como se a pessoa tivesse chegado no ápice de sua vida. Piadas sobre a idade são inevitáveis e os presentes serão nostálgicos. Os convidados podem escolher levar fotos antigas ou lembranças da época em que nasceram ou cresceram. Essa é uma boa maneira de acrescentar variedade a uma festa. Contudo, não há muitos costumes formais associados ao aniversário de 60 anos na cultura do Ocidente.
Costumes chineses
Na China, grandes festas são organizadas para as pessoas a cada década de vida completada a partir dos 60 anos. A expectativa de vida costumava ser muito menor, e a vida após os 60 anos era motivo para muita comemoração. Calendários tradicionais chineses eram organizados em ciclos de 60 anos, de forma que quando uma pessoa completa 60 anos, o calendário retorna ao começo, sendo costume celebrar seu segundo nascimento. Os convidados desejam ao sexagenário uma longa vida e dão presentes simbólicos, como fios de macarrão longos para simbolizar uma longa vida.
Costumes japoneses
No Japão, o aniversário de 60 anos é conhecido como Kanreki. Tempos atrás, o Japão utilizava o mesmo calendário que a China e os japoneses, por isso, seguem as mesmas tradições básicas da china, embora os costumes sejam diferentes. Uma festa tradicionalmente marca esse dia e o convidado de honra é vestido em vermelho, a mesma cor que recém-nascidos utilizam. A roupa pode incluir mochi fresco, um tipo de bolo de arroz grudento.
Costumes coreanos
Na Coreia, o aniversário de 60 anos tem o nome de "Hwan-gap". Os convidados sentam em uma mesa de banquete em ordem de idade. Então, começando com os mais jovens, as crianças começam a se curvar aos mais velhos e a lhes servir vinho. Tradicionalmente, os convidados participam das atividades para se lembrarem de sua juventude, participando de jogos e vestindo roupas engraçadas. A celebração é normalmente acompanhada por música, canto e dança.
Referências
Sobre o Autor
James Stuart began his professional writing career in 2010. He traveled through Asia, Europe, and North America, and has recently returned from Japan, where he worked as a freelance editor for several English language publications. He looks forward to using his travel experience in his writing. Stuart holds a Bachelor of Arts in English and philosophy from the University of Toronto.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images