O que as crianças usavam nos anos 80?

Comstock/Comstock/Getty Images
As roupas das crianças na década de 80 eram caracterizadas por cores e estampas chamativas e cortes ousados e exagerados de roupas menos valorizadas de outras tendências mais velhas, como shorts curtos e ombreiras para homens e mulheres. As roupas infantis eram inspiradas naquelas popularizadas por adolescentes e jovens, uma vez que as roupas vinham se tornando mais desafiadoras e divertidas do que nas décadas anteriores, em grande parte devido ao aumento de uma cultura de independência infantil.
Visuais básicos
Calças em jeans claro e com lavagem, de cintura alta, foram uma peça básica para meninos e meninas nos anos 80. Esse visual podia adotar uma estética mais próxima do rock, quando as calças eram desgastadas ou destruídas e usadas juntas com uma camiseta de rock, popularizadas pelas bandas de metal Glam da época. Os garotos da Califórnia popularizaram os shorts curtos, e a moda gradualmente se espalhou para o resto do mundo. Os meninos usavam shorts que eram muito curtos, se comparados com os masculinos de hoje em dia, junto com meias altas que cobriam grande parte da canela. Tênis All Star, especialmente os de cano alto, tornaram-se populares entre as crianças de todas as idades e gêneros.
Acessórios
Brincos grandes eram comuns entre as mulheres jovens e adolescentes, o que influenciava as meninas mais novas que tinham permissão para furar as orelhas e usar brincos chamativos. Essas argolas grandes ou objetos de plástico pendurados eram especialmente populares, e as crianças frequentemente os combinavam com a cor de suas camisetas ou sapatos. Os jovens e meninos começaram a usar brincos pela primeira vez na cultura popular norte-americana por volta do fim dos anos 80. Pulseiras coloridas feitas de plástico e borracha também foram popularizadas entre crianças e adolescentes em uma tendência lançada pela cantora Madonna.
Ícones
Vários ícones da mídia influenciaram as tendências da moda infantil nos anos 80. Michael Jackson introduziu várias cores e materiais diferentes com suas jaquetas de couro vermelho, luvas brancas chamativas e suas calças pretas brilhantes, curtas e levemente apertadas que deixavam à mostra suas meias brancas. Michael Jordan começou a ascender à fama no basquete em 1984, lançando a tendência de usar shorts de basquete largos que iam até abaixo dos joelhos, o que também inspirou crianças de todas as idades a usarem shorts de futebol e outras roupas de esportes, como uniformes de rugby, durante atividades do cotidiano que não envolviam esportes.
Tendências
Muitas tendências caracterizaram a moda infantil dessa década. As combinações de cores prevaleciam, e alguns visuais para crianças envolviam shorts combinando com camisas pólo e meias, todos com as mesmas cores e estampas. As listras também foram populares entre as crianças e adolescentes. Elas fizeram sucesso especialmente em camisetas e saias, e podiam ser encontradas em posições verticais ou horizontais, grossas ou finas. Listras pretas e brancas eram as mais comuns, mas as peças em listras multicoloridas também tiveram seu lugar na década de 80.
Referências
Recursos
- “Fashion Sourcebooks: The 1980s”; John Peacock; 1998 [em inglês]
Sobre o Autor
Emma Rensch earned her B.A. in writing for contemporary media from Scripps College in 2011. Currently, she lives and writes in San Diego.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images