Como criar o efeito “Mouseover” no PowerPoint

O Microsoft PowerPoint é um programa de apresentação normalmente usado para criar e exibir slides ilustrados para complementar os pontos de um discurso, palestra, etc. Os recursos disponíveis na criação dos slides com o PowerPoint não permitem que o usuário faça animações do tipo “mouseover”. Este é um efeito no qual surge uma imagem ou texto quando o ponteiro do mouse é colocado sobre algum item oculto na apresentação. Porém, o mouseover permite que você ative certas ações como passar para outro slide, reproduzir um som ou destacar um objeto. Dessa forma, você pode tornar a apresentação mais interativa.

Step 1

Abra o PowerPoint e crie uma apresentação em branco.

Step 2

Clique no aba "Inserir" e escolha a opção "Novo slide" para criar outro slide.

Step 3

Clique na ferramenta "Retângulo" e desenhe um retângulo no primeiro slide.

Step 4

Clique com o botão direito do mouse sobre o retângulo do primeiro slide e escolha a opção "Ação do objeto". Clique na guia "Selecionar sem o mouse".

Step 5

Clique no botão de opções para selecionar a função "Hiperlink para" entre as opções de mouseover. Selecione a função "Ir para o próximo slide" no menu suspenso para fazer o retângulo direcionar o usuário para o segundo slide em mouseover. Clique no botão "Tocar som" e, em seguida, escolha um arquivo de áudio no menu suspenso para reproduzir um som com o efeito mouseover. Marque a opção na guia "Selecionar sem o mouse” para realçar o retângulo com o efeito mouseover. Por fim, clique no botão "OK".

Step 6

Pressione a tecla "F5" do teclado para visualizar a apresentação do slide. Mova o cursor do mouse sobre o retângulo para mudar para o segundo slide e reproduzir o som ou destacar o retângulo, de acordo com as opções selecionadas na janela "Ação do objeto".

×