Como criar um plano de mão de obra no Microsoft Project

O formato "S" da curva, em uma curva S de carga de mão de obra, representa a evolução natural para a geração de mão de obra em um projeto

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Os planos de mão de obra são recursos visuais importantes para planejar e acompanhar os recursos e o progresso para qualquer projeto. Pode-se produzir planos de mão de obra no Microsoft Project com o utilitário de gráfico de recursos. O gráfico de recursos é uma ilustração do uso de recurso que destaca as áreas de superutilização ou subutilização de mão de obra em um projeto. Ilustre a alocação de mão de obra, ao longo do tempo, ajustando o gráfico de recursos para mostrar o trabalho acumulativo para todos os recursos ou para os selecionados. Você pode alterar as configurações de estilos da barra, para criar uma curva S de carga de mão de obra. A curva S retrata o progresso dos recursos em um período específico.

Agrupando recursos

Step 1

Abra o Microsoft Project em que gostaria de criar um plano de mão de obra. Certifique-se de abrir o projeto com recursos. Se o projeto não possuir todos os recursos carregados, use a opção "Add Resources" (adicionar recursos) abaixo da aba "Resource" (recurso) no Office Fluent Ribbon.

Step 2

Clique na aba "View" (visualização) e selecione "Resource Sheet" (folha de recursos), a partir do grupo "Resource Views" (visualizações de recursos), se ele ainda não estiver selecionado.

Step 3

Selecione o grupo pela opção que preferir, a partir de "Group By" (grupo por), localizada no grupo "Data" (dados). Por exemplo, pode-se escolher agrupar os recursos por grupo de recurso ou tipo de recurso. Os recursos agrupados permitem mostrar a utilização de mão de obra para vários recursos no projeto. Por padrão, o gráfico de recursos mostrará somente a utilização de mão de obra para um único recurso.

Criando plano de mão de obra

Step 1

Marque a caixa "Details" (detalhes) na aba "View" e selecione "Resource Graph" (gráfico de recursos) no grupo "Split View" (dividir a visualização). Isso exibirá uma visualização divida com o "Resource Sheet" (folha de recursos) no painel da janela superior e o "Resource Graph" (gráfico de recursos) no fundo.

Step 2

Clique com o botão direito no "Resource Graph" e escolha o "Bar Styles" (estilos de barra) no menu de atalho que surgir. Para as opções "Selected resources" (recursos selecionados), altere os campos do "Show as:" (mostrar como:) para "Overallocated resources" (recursos sobrecarregados) e o "Allocated resources" (recursos alocados). Deixe as outras configurações sem alterações e clique em "OK" para confirmá-las.

Step 3

Clique com o botão direito em "Resource Graph" novamente e selecione "Cumulative Work" (trabalho acumulativo) no menu de atalho que aparecer. Essa ação exibe o recurso acumulativo ou a alocação de mão de obra ao longo do tempo.

Step 4

Clique com o botão direito no "Resource Graph" e escolha o "Bar Styles" (estilos de barra) no menu de atalho que aparecer. Para as opções "Selected resources" (recursos selecionados), altere o campo do "Show as:" do "Total allocated work" (trabalho totalmente alocado) para "Area" (área), e o resto dos campos do "Show as:" do "Selected resources" (recursos selecionados) e do "Resource" para "Don't Show" (não mostrar). Clique em "OK" para confirmar as alterações. O gráfico de recursos deve agora exibir um plano acumulativo de projeto de mão de obra ao longo do tempo.

×