×
Loading ...

Como criar poemas concretos no Word

A poesia concreta, também conhecida como poesia padrão, visa criar poemas nos quais a maneira como as palavras são organizadas na página é tão importante quanto as próprias palavras e os outros elementos convencionais de um poema, como o ritmo e a rima. Se você mesmo quer criar um poema concreto, pode usar o Microsoft Word para lhe ajudar a organizar as palavras da maneira desejada.

Instruções

Escreva uma poesia concreta no Word (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Decida a forma em que você quer seu poema e, se necessário, procure uma imagem para basear a estrutura dele. O Microsoft Word oferece alguns formatos, como círculos, triângulos e estrelas, além de outros mais complexos do clip art, como árvores de Natal e casas.

    Loading...
  2. Abra o Microsoft Word e crie um novo documento.

  3. Insira a imagem a partir da qual você vai basear o formato do seu poema no documento. Para usar uma imagem do Microsoft Word, selecione a aba "Inserir" e clique em "Formatos". Escolha então um formato nesse menu. Para usar um clip art, selecione a aba "Inserir" e depois clique em "Clip Art". Digite a palavra-chave do que você busca na caixa à direita do painel do clip art e clique em "Buscar". Então, escolha uma imagem nos resultados. Para usar uma de seus documentos, clique em "Inserir", "Imagens" e navegue buscando pela imagem. Depois, dê um clique duplo sobre ela.

  4. Mude as características da imagem ou formato para que fique no fundo do texto que você digitar. Para fazer isso com um formato ou um clip art, clique com o botão direito sobre a imagem, vá em "Colocar atrás" e selecione "Colocar atrás do texto". Para fazer isso com uma imagem, clique sobre ela, vá em "Posição" no grupo "Ajustes" e selecione "Mais opções de layout". Clique na aba "Texto em torno de", selecione a opção "Atrás do texto" e clique em "OK". Se necessário, redimensione a imagem ou formato usando as próprias setas que aparecem quando ela é selecionada.

  5. Digite o seu poema usando o formato como um guia para a formatação do texto. Pressione "Espaço" ou "Tab" para dar espaço no seu texto se for necessário.

  6. Clique na imagem ou no desenho que usou como guia e pressione a tecla "Delete" para removê-lo depois que você acabar o poema.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...