Como fazer um cubo com papel-cartão

Os cubos feitos com papel-cartão podem ser divertidos de se construir e formam interessantes decorações ou caixas coloridas para pequenos presentes. Eles podem ser pendurados no teto com barbantes para formar móbiles decorativos simples e alegres, ou podem ser deixados com a tampa aberta, preenchidos com nozes e colocados na mesa como lembrancinhas. Para ocasiões mais formais, coloque uma trufa de chocolate em cada caixa e amarre uma fita fazendo um laço. Depois de fazer um molde, os cubos não serão difíceis de montar.

Fazendo o molde

Step 1

Faça um molde desenhando um retângulo de 5 cm por 20 cm no comprimento da cartolina (ver desenho).

Step 2

Desenhe um quadrado de 5 cm à direita do quadrado superior do retângulo.

Step 3

Faça as abas A, C, D, E e G desenhando linhas diagonais com 1 cm e em um ângulo de aproximadamente 45º; conecte-as com retas de 3,5 cm.

Step 4

Desenhe a aba F fazendo duas retas de 1 cm provenientes do lado esquerdo superior e inferior do retângulo superior. Faça duas linhas diagonais ligadas às retas de 1 cm e conecte com uma reta vertical.

Step 5

Corte o molde ao longo das linhas externas.

Construindo os cubos

Step 1

Coloque o molde sobre um pedaço de papel-cartão e contorne-o. Não desenhe marcas interiores para que o produto final não apresente marcas de lápis em seu exterior.

Step 2

Corte o cubo e faça um corte ao longo da linha pontilhada no molde.

Step 3

Dobre para dentro ao longo de todas as linhas tracejadas. Vincar as dobras dá uma bela forma quadrada ao cubo.

Step 4

Utilize a cola em bastão para colar a aba A.

Step 5

Dobre as abas E e C e, em seguida, dobre sobre a aba D e cole-a na aba F.

Step 6

Dobre as abas I e F e sobre a aba presa à G. Se quiser deixar o cubo aberto, não cole a aba G, mas se quiser fechá-lo, cole-a.

×