Como cuidar de um cachorro que foi atacado por um gambá

Os gambás vão liberar um odor ao sentir-se assustados

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A natureza curiosa dos cachorros faz com que eles tenham grandes chances de se meter em confusões. E, caso essa curiosidade leve a uma situação cara a cara com um gambá, existe uma grande possibilidade de que ele volte do encontro coberto por uma secreção amarela e mal-cheirosa que os gambás liberam ao se sentirem ameaçados. O componente principal dessa secreção é uma substância que contém enxofre, conhecida como mercaptano. Se seu cão se encontrou com um gambá, primeiramente procure por machucados e depois é só colocar as mãos na massa para remover o odor do cachorro.

Step 1

Verifique se o cão foi machucado ou mordido pelo gambá, pois eles podem transmitir raiva, pela saliva. Consulte um veterinário imediatamente, para determinar se o seu cão precisa de uma vacina antirrábica.

Step 2

Procure por sinais de irritação nos olhos do cachorro

Apple Tree House/Lifesize/Getty Images

Examine os olhos do animal, em busca de sinais de irritação e lacrimejamento excessivo. O cabeça é o alvo mais provável do ataque de um gambá. Alguns cachorros irão vomitar ou ou forçarão o vômito após uma situação dessas. Enxágue os olhos e a boca com água limpa e corrente. Reações extremas podem necessitar de cuidados veterinários.

Step 3

Coloque as luvas de borracha e encontre um bom local para lavar o cachorro. Os ambientes externos são uma boa opção, se as condições climáticas permitirem, pois essa atividade por resultar em bagunça. Caso essa não seja uma opção, recorra ao banheiro, mas não esqueça de abrir a janela e fechar a porta.

Step 4

Despeje a solução de peróxido de hidrogênio em um balde e acrescente uma xícara de bicarbonato de sódio e uma colher de detergente e misture bem.

Step 5

Lave o seu cachorro por completo, com a mistura

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Coloque algodão nas orelhas do cachorro, para protegê-las da água. Molhe o pelo do animal com água morna. Mergulhe uma esponja na mistura e utilize-a para ensaboar o pelo, garantindo que ele esteja todo ensopado. Evite que a mistura entre em contato com os olhos do canino e deixe-a descansar sobre o pelo por 10 minutos.

Step 6

Enxágue a mistura usando água morna. Talvez seja preciso repetir o procedimento algumas vezes, para remover por completo o cheiro desagradável do pelo do cão.

eHow Brasil
×