Como cuidar de um cão amputado

Os cães podem se adaptar facilmente quando possuírem um membro amputado

dog image by Michal Tudek from Fotolia.com

Muitos cães, devido a lesões, doenças, traumas, acidentes de carro ou mesmo um câncer ósseo, podem vir a ter uma perna amputada, por meio de uma cirurgia. Todavia, mesmo amputados, eles são capazes de se adaptar muito bem à vida com apenas uma perna, sendo possível correr, caminhar e até mesmo brincar, depois de recuperados. Em determinados casos, ao ter uma perna amputada, o cachorro se sente até aliviado, mostrando melhora em seu humor e estado físico geral. Após realizado o procedimento cirúrgico, seu cão necessitará de cuidados especiais para se recuperar.

Step 1

Prepare uma cama para seu cão em um local tranquilo, onde ele se sinta seguro. Coloque pratos de comida e água por perto, de maneira que o cão possa alcançá-los facilmente. Se o cachorro possuir um brinquedo favorito, coloque-o perto dele.

Step 2

Faça o seu cão descansar o máximo possível, durante o período de recuperação inicial. A incisão cirúrgica precisa ser cicatrizada, devendo os medicamentos utilizados durante e após o procedimento fazerem o máximo efeito. O descanso é importante para que o cachorro volte à desempenhar suas atividades com boa saúde física. Normalmente, o tempo de recuperação dura cerca de duas semanas.

Step 3

Siga as recomendações do veterinário sobre a correta alimentação, após a cirurgia. Alguns cachorros só podem se alimentar com uma pequena quantidade de comida ou até mesmo ficar em jejum durante toda a noite após a cirurgia, podendo voltar a comer normalmente, apenas no dia seguinte.

Step 4

Administre a medicação para dor no seu cão, de acordo com as instruções do veterinário. Isso o ajudará a manter-se confortável durante a recuperação.

Step 5

Coloque um colar cirúrgico no cão, a fim de impedi-lo de lamber ou morder as feridas advindas da cirurgia. Este objeto, também chamado de colar elizabetano, é um dispositivo que se encaixa na coleira do animal, formando um escudo protetor ao redor da sua cabeça, visando impedir qualquer problema com as feridas deixadas pela amputação.

Step 6

Inspecione o local da incisão cirúrgica diariamente, garantindo que não haja sujeira e infecção. Limpe a área, esfregando-a suavemente com um pano limpo e água morna.

Step 7

Ajude o seu cão, apoiando-o (física e emocionalmente) quando ele começar a andar novamente. Uma bolsa protetora para cães (se trata de um pouco de tecido resistente com alças que deslizam sob abdômen do animal, permitindo ser suportado por um ser humano) pode ser útil durante este período, bem como quando o cachorro começar a subir escadas ou outras áreas mais complicadas.

Step 8

Leve o seu cão à todas consultas de acompanhamento no veterinário, para que tenha os pontos removidos (isto ocorre, normalmente, de 10 a 14 dias após a cirurgia), bem como para verificar o progresso de sua recuperação.

×