Como impedir um cão de lamber as feridas excessivamente

••• dog image by Ergün Özsoy from Fotolia.com

Quando um cão lambe suas feridas, geralmente está tentando remover detritos ou aliviar o desconforto. Porém, se isso for feito repetidamente, resultará em complicações graves, como o agravamento da ferida e dos sangramentos. Como a saliva canina contém bactérias que podem provocar uma infecção, é importante desenvolver uma solução que impeça o animal de lamber excessivamente as feridas enquanto elas estiverem cicatrizando.

Colar cervical

Passo 1

portrait of a sheep dog looking at you image by NataV from Fotolia.com

Peça a um veterinário para fornecer um colar cervical ou um colar elizabetano. Coloque o colar em torno do pescoço do cão para impedir que ele lamba as feridas.

Passo 2

Assegure-se de que o colar do cão seja grande o suficiente. Caso contrário, o animal será capaz de lamber as feridas nas pernas posteriores.

Passo 3

Remova o colar durante as refeições do cão, uma vez que, de acordo com o site Vet Info, um colar cervical pode impedir o animal de comer. Observe o cão enquanto ele come para garantir que ele não volte a lamber as feridas.

Tratamento tópico

Passo 1

dog image by Michal Tudek from Fotolia.com

Retire o excesso de pelos da área da ferida e limpe-a cuidadosamente com um sabão neutro e água. Aplique um antisséptico à ferida.

Passo 2

lemon image by Henryk Olszewski from Fotolia.com

Ponha um pouco de suco de limão em um borrifador e borrife-o nas ataduras do cão. De acordo com o site Pet Health Care, os cães não gostam do sabor amargo e, por isso, evitarão lamber os curativos.

Passo 3

pink bandage image by Keith Frith from Fotolia.com

Aplique as ataduras às feridas do cão e utilize uma fita médica para atá-las. Enrole uma bandagem elástica sobre as feridas para garantir mais adesão.

Mais recentes

×