Como impedir um cão de lamber as feridas excessivamente
dog image by Ergün Özsoy from Fotolia.com
Quando um cão lambe suas feridas, geralmente está tentando remover detritos ou aliviar o desconforto. Porém, se isso for feito repetidamente, resultará em complicações graves, como o agravamento da ferida e dos sangramentos. Como a saliva canina contém bactérias que podem provocar uma infecção, é importante desenvolver uma solução que impeça o animal de lamber excessivamente as feridas enquanto elas estiverem cicatrizando.
Colar cervical
Step 1
portrait of a sheep dog looking at you image by NataV from Fotolia.com
Peça a um veterinário para fornecer um colar cervical ou um colar elizabetano. Coloque o colar em torno do pescoço do cão para impedir que ele lamba as feridas.
Step 2
Assegure-se de que o colar do cão seja grande o suficiente. Caso contrário, o animal será capaz de lamber as feridas nas pernas posteriores.
Step 3
Remova o colar durante as refeições do cão, uma vez que, de acordo com o site Vet Info, um colar cervical pode impedir o animal de comer. Observe o cão enquanto ele come para garantir que ele não volte a lamber as feridas.
Tratamento tópico
Step 1
dog image by Michal Tudek from Fotolia.com
Retire o excesso de pelos da área da ferida e limpe-a cuidadosamente com um sabão neutro e água. Aplique um antisséptico à ferida.
Step 2
lemon image by Henryk Olszewski from Fotolia.com
Ponha um pouco de suco de limão em um borrifador e borrife-o nas ataduras do cão. De acordo com o site Pet Health Care, os cães não gostam do sabor amargo e, por isso, evitarão lamber os curativos.
Step 3
pink bandage image by Keith Frith from Fotolia.com
Aplique as ataduras às feridas do cão e utilize uma fita médica para atá-las. Enrole uma bandagem elástica sobre as feridas para garantir mais adesão.
Referências
Recursos
Dica
- Sempre lave as mãos antes e depois de manusear as feridas de seu cão.
- Os sprays repelentes para cães também podem ser aplicados às ataduras.
- Você pode usar uma camiseta para cobrir as feridas localizadas no tronco do cão e atá-la com fita médica.
- Se feridas infeccionarem, consulte o veterinário para obter uma prescrição de antibióticos.
Advertência
- Avise o veterinário se as feridas do cão começarem a apresentar secreções ou um odor fétido, se o animal tornar-se letárgico ou se surgirem úlceras nas áreas das feridas.
Créditos Fotográficos
dog image by Ergün Özsoy from Fotolia.com