×
Loading ...

Como curar íctio no aquário de água doce

O Ichthyophthirius (conhecido como íctio ou pontos brancos) é um parasita protozoário que ataca peixes de água doce. O íctio possui três ciclos de vida distintos. Durante o primeiro estágio, pequenos pontos brancos aparecem na cauda, nas nadadeiras e no corpo dos peixes afetados. Durante o segundo estágio, os parasitas se soltam dos peixes e caem no chão do aquário, formando cistos. Quando esses cistos se rompem, parasitas com liberdade de movimentos são soltos na água; este é o terceiro e último estágio. Esses parasitas se anexam aos peixes do aquário e o processo recomeça. Apesar desses parasitas apresentarem grandes perigos para os peixes do seu aquário, o tratamento é normalmente bem sucedido.

Instruções

Apesar dos íctios serem extremamente perigoso para os peixes, o tratamento é normalmente bem sucedido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe o cascalho do seu aquário usando um aspirador para remover os cistos presentes no fundo do tanque. O aspirador de cascalho é normalmente composto por uma mangueira com 5 cm de diâmetro e deve ser longo o suficiente para alcançar do aquário até um balde que deve ficar no chão, ao lado do tanque. Alguns aspiradores vêm com algum mecanismo para iniciar o trabalho do sifão. Se o seu não possuir nenhum, mergulhe todo o tubo dentro do aquário e deixe encher de água. Pegue uma das pontas e feche com o seu dedão, para não deixar que o ar entre no tubo. Retire essa ponta da água e coloque dentro do balde; a água do aquário deve, então, cair no balde através da mangueira.

    Loading...
  2. Coloque a ponta da mangueira que ainda está dentro do aquário no cascalho e deixe que os detritos sejam sugados para fora. Mova a ponta da mangueira da área recém-limpa para outra parte do cascalho.

  3. Continue esse processo até que mais ou menos 1/4 da água do aquário tenha sido removida. Remova o sifão da água e, usando uma mangueira ou um balde, preencha o aquário com água limpa. Lembre-se de se certificar de que a água que você está colocando esteja na mesma temperatura que a água no aquário e que ela já tenha sido condicionada para a remoção do cloro.

  4. Aumente a temperatura do aquário para 28,9 ºC, gradualmente ajustando os controle do aquecedor. Não aumente mais do que 1 ºC por hora, já que mudanças bruscas de temperatura podem estressar os peixes.

  5. Aumente a concentração de oxigênio no aquário com a adição de uma pedra de oxigênio extra próxima à superfície da água. A água morna contém menos oxigênio e isso pode aumentar o nível de estresse dos peixes.

  6. Limpe seu filtro e remova o carvão aditivado e os cartuchos de filtragem. O carvão aditivado filtrará qualquer medicação na água e prolongará o tempo de tratamento necessário. A limpeza do filtro também retirará qualquer cisto ou parasita livre que tenha ficado preso.

  7. Coloque a quantidade apropriada da medicação diretamente dentro do aquário, seguindo as instruções do fabricante. Verde malaquita, azul de metileno, cloridrato de quinina e cloridrato de mepracrina são medicamentos eficazes no tratamento contra o íctio e estão disponíveis em agropecuárias sob diversas marcas.

  8. Continue o tratamento por duas semanas.

Loading...

Dicas

  • Água em condições precárias é a principal causa do íctio. Uma água não cuidada causa estresse nos peixes, o que os deixa suscetíveis a ataques de parasitas. Faça uma manutenção de rotina no seu aquário, trocando pelo menos de 25 a 30% da água do tanque pelo menos uma vez por mês.
  • Ofereça esconderijos o suficiente para os seus peixes, para evitar que eles fiquem estressados.

Aviso

  • O íctio é extremamente contagioso e pode se espalhar rapidamente pelos peixes.
  • Peixes sem escamas, como o cascudo e o bagre, são extremamente sensíveis à medicação contra o íctio, então siga fielmente as instruções do fabricante.
  • Muitos artigos encontrados na internet sugerem que adicionar sal ao aquário curará o íctio. Apesar de poder ser verdade, algumas espécies de peixe não são capazes de tolerar as quantidades de sal necessárias para matar os parasitas, e somente o uso do sal exigirá mais tempo e monitoramento do que o uso de medicações especificamente produzidas para tratar o íctio. Adicionar uma pequena quantidade de sal (1 colher de sopa em 20 litros de água) auxiliará os peixes na produção da cobertura de iodo e também ajudará no balanço eletrolítico.
  • Além dos pontos brancos, outros sinais de íctio no aquário podem incluir perda de apetite, os peixes buscando por oxigênio na superfície da água e olhos turvos. Você também pode notar os peixes se esfregando nas superfícies do aquário, tentando se coçar.

O que você precisa

  • Aspirador de cascalho
  • Balde
  • Condicionador de água
  • Medicação

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...