Quais são as plantas encontradas em um pântano?

As espécies de plantas variam de acordo com os tipos de pântanos

a pond with pink water lilies image by Stephen Gibson from Fotolia.com

A água é essencial em um pântano, que é periodicamente (sazonalmente) ou permanentemente coberto por águas superficiais ou subterrâneas. Em um pântano, a profundidade da água determina as plantas aquáticas encontradas, que são, geralmente, divididas em quatro grupos: flutuantes, submersas, emergentes e algas.

Os diversos nomes para um pântano (como por exemplo charco, lodaçal, brejo, lamaçal, lameiro, prado molhado) revelam os vários tipos existentes. Plantas diferentes são encontradas perto de diferentes tipos de pântanos.

Plantas submersas e flutuantes

O lírio d'água é uma planta flutuante

yellow lily image by Cristiano Ribeiro from Fotolia.com

As plantas aquáticas submersas crescem completamente debaixo d'água; elas podem ser encontradas em pântanos de água mais profunda. As plantas submersas passam a vida debaixo d'água e, geralmente, têm raízes; as plantas flutuantes são sustentadas pela água e, se tiverem raízes, elas servirão como âncoras. A erva daninha é uma planta submersa. O jacinto d'água e a utricularia são flutuantes.

Plantas emergentes

A cavalinha é uma planta emergente

horse-tail image by Vasiliy Koval from Fotolia.com

As plantas aquáticas emergentes mantêm sua parte inferior debaixo d'água e a parte superior acima d'água e podem ser encontradas em águas rasas. O junco, a cavalinha e o lótus-americano são exemplos de plantas emergentes.

Algas

As algas são plantas primitivas dos pântanos

multicolored algae image by Nikolai Sorokin from Fotolia.com

As algas são plantas primitivas. Algumas são microscópicas, mas outras podem ser vistas facilmente. Elas se parecem com um pelo verde pegajoso. Outros tipos de algas são maiores, mas sem raízes. A chara e a nitella são exemplos de algas.

eHow Brasil
×