×
Loading ...

Como fazer a dança da chuva

Os índios americanos realizavam a dança da chuva para trazer chuva para ajudar no crescimento das plantações e na produção de uma colheita abundante, especialmente no sudoeste, onde o clima é de pouca chuva e tem agosto como o mês mais quente e mais seco. Historicamente, homens e mulheres realizavam a dança da chuva. Para a maioria das outras cerimônias e rituais, somente os homens participavam. Hoje, algumas tribos indígenas americanas ainda realizam a dança da chuva. Durante uma grande seca em 1988, Leonard Crow Dog viajou da Reserva Rosebud Sioux, em Dakota do Sul, para o norte de Ohio para realizar a dança da chuva.

Instruções

Dança da chuva (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Forme duas linhas paralelas uma à outra com cerca de 1 m de distância. Os homens ficam em uma linha, as mulheres em outra.

    Loading...
  2. Dê um passo a frente com o seu pé esquerdo.

  3. Levante o pé direito enquanto se move para a frente e leve esse pé ao chão. Os homens podem pisar com mais vigor do que as mulheres.

  4. Continue a avançar desta maneira -- pé esquerdo, pé direito mais alto, pise firme ao chão. Ao contrário de outras danças nativas americanas realizadas em um círculo, dançarinos da chuva movem-se em um quadrado pelos lados da sala ou área em que estão dançando.

  5. Durante uma parte da canção, e enquanto se move para a frente, vire o seu rosto para a direita. Durante a próxima parte, vire-o para a esquerda. Um padrão em zigue-zague é formado enquanto você continuar dessa maneira.

  6. Entre as partes, os dançarinos podem parar e rodar, imitando o vento, que simboliza a promessa de chuva. As mulheres podem entoar ou cantar a música que está tocando, e os homens podem gritar com a batida.

Loading...

Dicas

  • Encontre uma música autêntica dos índios americanos para acompanhar a sua dança. Consulte as referências.
  • Para um bom desempenho, use acessórios tradicionalmente usados ​​pelos índios americanos especificamente para a dança da chuva. Penas e turquesa incorporados a cocares representavam o vento e a chuva. Homens e mulheres usam máscaras feitas de penas, crina de cavalo, pelo de cabra e tiras de turquesa. As máscaras das mulheres escondiam seus rostos, seus xales cobriam suas mãos, e elas usavam vestidos pretos longos, fazendo com que seus pés descalços fossem a única parte exposta de seus corpos.

Aviso

  • Dance da forma mais lenta ou vigorosa quanto a sua saúde permitir.
  • Não faça essa dança se o seu médico tiver restringido essa atividade.

O que você precisa

  • Roupas confortáveis
  • Mocassins ou tênis ou sapatos de ginástica
  • Música com batida constante com uma flauta ou tambor

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...