Como deixar as lagartas longe dos pés de alface

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Cultivar alface no jardim providencia alimentos orgânicos e nutritivos para incrementar saladas e outros pratos. A alface atrai insetos como pulgões, agrótis, brocas-da-couve, curuquerês, lagartas-das-pastagens e larvas da mosca-da-couve. Esses insetos podem não matar a planta, mas impedem que você cultive pés de alface saudáveis. Mantenha-os afastados com pesticidas, medidas preventivas e cultivando plantas companheiras que repelem insetos.

Passo 1

Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images

Compre sementes de plantas que repelem lagartas para cultivar próximas aos canteiros de alface. Plantas repelentes incluem alisso, sálvia, alecrim, tomilho, amaranto, cravo-de-defunto, cebolinha, ceboleta e alho.

Passo 2

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Mantenha os canteiros de alface livres de ervas-daninhas utilizando um ancinho de mão. O mato atrai as lagartas, que atacam os macios pés de alface.

Passo 3

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Regue os pés de alface regularmente durante as estações mais secas, para afastar as lagartas.

Passo 4

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Remova completamente os pés de alface na colheita. Não deixe que nenhuma raiz permaneça no solo. As pragas do sistema radicular das plantas se deliciam com os tocos dos pés de alface quando os jardineiros removem apenas a cabeça.

Passo 5

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Não plante as alfaces em canteiros onde antes havia crisântemos plantados. As larvas da mosca-da-couve permanecem nos leitos de crisântemos e atacam as raízes macias dos pés de alface.

Passo 6

Compre inseticidas apropriados em lojas de jardinagem. Borrife-os para evitar que as lagartas ataquem os pés de alface.

Mais recentes

×