×
Loading ...

Como descobrir a capacidade de água da minha banheira de hidromassagem

Geralmente, as banheiras de hidromassagem ficam localizadas em uma área de lazer da casa. Entretanto, para colocar a quantidade correta dos produtos químicos que devem ser usados na banheira para mantê-la sempre limpa, deve-se saber qual a capacidade do volume da hidromassagem. Se a sua banheira tem um formato simples, descubra quantidade de galões que ela pode comportar a partir de fórmulas geométricas. Mas caso sua banheira tenha um formato mais complexo, é possível calcular o volume enchendo-a com uma mangueira com um regime de vazão.

Instruções

Calcule o volume da sua hidromassagem (jacuzzi love image by .shock from Fotolia.com)

    Estimando o volume da hidromassagem com fórmulas geométricas

  1. Calcule o metro quadrado do piso da banheira. Para uma hidromassagem retangular, a fórmula da área é feita a partir da multiplicação do comprimento pela altura. Para uma banheira circular, é possível calcular a área com o raio² x 3,1416.

    Loading...
  2. Multiplique a área do piso pela altura da banheira em m². Essa cálculo fornecerá a capacidade da banheira em m². Por exemplo, se o piso tem uma área de 12 m e a banheira tem 70 cm de comprimento, pode-se concluir que o volume é 8,4 m². (12)(0,7) = 8,4 metros cúbicos.

  3. Converta o metro quadrado em galões multiplicando por 7.4805. Por exemplo, se a banheira comporta 8,4 metros cúbicos de água, podemos concluir que ela comporta 62,3 galões de água.

  4. Utilize esse método para uma banheira que tem um formato simples, com o piso e as laterais relativamente planas.

    Calculando a capacidade de litros por minuto

  1. Meça o fluxo da mangueira do jardim em litross por minuto. É possível fazer isso deixando a água vazar em um balde por dez segundos e multiplicar o número de litros por seis. Por exemplo, se você encheu um balde com um litro de água em dez segundos, então, o fluxo da mangueira é de seis litros por minuto. (1)(6) = 6 litros por segundo.

  2. Encha a banheira usando a mangueira e inicie o cronômetro conforme a água começar a correr.

  3. Interrompa o cronômetro quando a banheira estiver completamente cheia.

  4. Multiplique o número de minutos que passaram pelo número de litros por minuto. Esse número será a capacidade de litros que a hidromassagem pode comportar. Por exemplo, se levou 200 minutos para enchê-la e o fluxo da mangueira é de seis litros por minuto, então, a capacidade dela será de 1200 litros. (200)(6) = 1200 litros.

  5. Utilize esse método para uma banheira com um formato mais complexo, por exemplo, o piso desnivelado ou com as laterais inclinadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...