Como reduzir a alcalinidade de uma piscina usando ácido muriático

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Piscinas são tratadas com produtos químicos para matar as bactérias e manter uma aparência agradável. Par manter sua piscina em um nível estável de pH, a alcalinidade total (AT) - o nível de alcalinos de bicarbonato na água - deve estar entre 80 e 120 ppm (partes por milhão). Quando a AT estiver muito alta, a água de sua piscina ficará opaca. Para reduzir a alcalinidade em uma piscina, é possível usar ácido muriático, também conhecido como ácido hidroclórico.

Passo 1

Use um kit de teste de piscinas, disponível em lugares que vendem piscinas e lojas de itens para casa, para testar o pH de sua piscina. A leitura dirá tanto a alcalinidade quanto a acidez, de modo que será possível determinar se a alcalinidade está muito alta. Uma leitura normal para uma piscina vai do pH 7,0 até 7,6.

Passo 2

Meça o comprimento, largura e profundidade de sua piscina com uma fita métrica ou trena. É necessário saber a profundidade das partes rasas e fundas da piscina.

Passo 3

Coloque as medidas da piscina na calculadora, como a Pool Wizard's (veja Recursos). Baseando-se no formato da piscina e em suas medidas, a calculadora dirá quanto ácido muriático será necessário para diminuir a alcalinidade.

Passo 4

Coloque as luvas de borracha para proteger-se do ácido muriático.

Passo 5

Encha 3/4 de um balde com água da piscina. Adicione a quantidade especificada de ácido para diluí-lo.

Passo 6

Esvazie a mistura de ácido e água do balde na parte funda da piscina, lembrando de deixar a bomba ligada neste momento. Ela ajudará a distribuir o ácido igualmente.

Passo 7

Espere pelo menos sete horas para que o ácido afete toda a piscina. Teste novamente os níveis de acidez neste momento: nadadores podem voltar à água depois de quatro horas se os testes de pH estiverem entre 7,0 e 7,6 ppm.

Mais recentes

×