Como descobrir de onde é a sua família

••• family tree image by Judy Ben Joud from Fotolia.com

Os imigrantes ajudaram a formar a América como é hoje, mas muitas pessoas não conhecem o lugar de origem dos seus ancestrais imigrantes. Uma pesquisa cuidadosa e uma procura sistemática pela história da sua família, geração por geração, irá levar você de volta aos seus ancestrais que vieram de outros países. Após ter descoberto o país ou os países de origem deles, você pode continuar a encontrar gerações mais recentes da sua família. Escolha um ancestral que você suspeita que tenha sido um imigrante e comece a sua pesquisa.

Passo 1

Investigue os recursos em sua casa, como recortes de jornais, cartas de família, registros civis, fotografias, diários e revistas, para encontrar pistas vitais sobre a origem dos seus ancestrais. É importante saber a ortografia do nome e sobrenome do seu ancestral, bem como quaisquer variações. Se você é incapaz de identificar o país de origem do seu antepassado, aprenda sobre as vidas dos membros da família ou amigos dele. As origens dele podem ser as mesmas do lugar de origem dos imigrantes.

Passo 2

Entreviste membros da sua família para descobrir histórias sobre as suas origens. Procure parentes que você ainda não tenha conhecido para descobrir que informação eles sabem a respeito da sua família. Você pode encontrar um valioso tesouro de histórias, fotografias e outros detalhes para ajudá-lo a descobrir de onde é a sua família. Registre o que você descobrir sobre um grupo familiar para rastrear os seus ancestrais.

Passo 3

Se possível, consiga certidões de nascimento, óbito e casamento do imigrante. Esses registros muitas vezes revelam os nomes dos parentes imigrantes ou o lugar de nascimento do imigrante. A informação encontrada nesses registros pode levar você a obituários e inventários, registros de igrejas e cemitérios.

Passo 4

Visite livrarias públicas e genealógicas onde o seus ancestral residiu para encontrar histórias locais, índices publicados, biografias e genealogias de família. Você talvez descubra que outras pessoas já tenham pesquisado muito a respeito da história da sua família. Essas publicações podem conter erros e imprecisões, então, acompanhe qualquer informação que você encontrar com o auxílio de uma pesquisa adicional para verificar.

Passo 5

Encontre os registros do censo federal brasileiro. Os registros do censo de 1850 até 1930 registram o local de nascimento para cada pessoa enumerada. Os censos de 1880-1930 podem revelar um ano de imigração e se ele ou ela se tornou um cidadão naturalizado. O censo de 1920 pode incluir a data de naturalização do seu ancestral.

Passo 6

Localize listas de passageiros de navios e registros de naturalização. De acordo com a National Archives, estes documentos podem fornecer registros censitários com informação como data e local de nascimento, local da última residência, data de imigração e a porta de entrada no Brasil.

Mais recentes

×