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Como corrigir um diploma após uma mudança de nome

Diplomas substitutos são feitos com alguma frequência pelas secretarias de universidades. Os procedimentos podem variar, mas existem vários elementos em comum: é necessário um requerimento formal da parte do aluno, deve-se apresentar documentos que comprovem a mudança de nome e é cobrada uma taxa para a emissão do diploma corrigido. Os documentos de comprovação podem incluir um atestado legal ou apenas cópias de um certificado de casamento ou documento de mudança de nome. Consulte a secretaria de sua universidade para maiores detalhes.

Instruções

A impressão de um novo diploma com nome corrigido requer uma certa quantidade de documentos (young graduate girl with heap of papers image by Konstantin Sutyagin from Fotolia.com)
  1. Entre em contato com a secretaria de sua universidade para determinar o processo específico de requerimento. A maioria das instituições possui um formulário que deve ser preenchido e enviado normalmente pelo correio comum.

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  2. Junte a documentação necessária para comprovar sua mudança de nome. A secretaria indicará os documentos que são considerados apropriados: certificados de mudança ou de casamento são os mais comuns, apesar de algumas escolas exigirem também atestados legais.

  3. Envie o formulário preenchido, os documentos necessários e a taxa à secretaria. Se forem necessários os documentos originais, tome o cuidado de tirar cópias autenticadas de todos os materiais e enviar com número de rastreamento. Guarde a nota de envio dos documentos.

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Dicas

  • Acompanhe o trabalho da secretaria após o envio dos documentos para ter certeza de que toda a papelada esteja de acordo. Os responsáveis por essa área tendem a ser muito ocupados e uma ligação amigável para lembrá-los de que você está aguardando pode fazer uma grande diferença.

O que você precisa

  • Documentação legal que comprove a mudança de nome
  • Taxa cobrada pela universidade

Referências

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