×
Loading ...

Como desenhar roupas para mangás

O mangá é uma forma japonesa de desenho animado, e muitas vezes é considerado como sendo fácil de desenhar por causa de seu estilo simplista. Entretanto, os desenhistas amadores logo descobrem que para dominar esta forma de arte, leva-se anos de prática. Devido aos detalhes, como aqueles contidos na roupa de um personagem, pode parecer esmagadoramente difícil aperfeiçoar esta forma de desenho. É importante que o artista divida o processo de desenhar em pequenas etapas que possam ser gerenciadas. Estas etapas irão ajudar o novo artista a enfrentar os desafios de desenhar um mangá.

Instruções

Desenhar um mangá demanda tempo e paciência (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)
  1. Desenhe vários rascunhos para as roupas de um personagem. Trabalhe rapidamente com o seu lápis e, de forma confiante, use traços suaves criando diversas roupas para que você possa escolher a que mais gostar. Para cada roupa, incorpore uma peça clássica geralmente encontrada nos mangás, como saias pregueadas, ternos estilosos, acessórios extravagantes e armas gigantes. Não apague os erros cometidos durante o desenho e não tente criar uma imagem perfeita. Concentre-se na criação de projetos de roupas para que você, mais tarde, possa tomar como referência.

    Loading...
  2. Escolha uma das roupas nos rascunhos que você criou e faça um esboço em outro papel. Use formas básicas, como retângulos e quadrados para criar seu esboço. Se você está desenhando uma roupa diretamente em um personagem, faça as formas básicas da roupa sobre o corpo. Para dar a roupa um ar mais natural, siga as linhas do corpo para desenhar. Pressione levemente seu lápis, e foque apenas no esboço do vestuário. Não precisa desenhar todos os detalhes.

  3. Defina uma forma mais orgânica para sua roupa fazendo traços sobre seu esboço. Para proporcionar uma aparência mais realista, adicione curvas e dobras geralmente encontradas ao longo do contorno da roupa. Concentre-se no uso de curvas suaves enquanto desenha. Se a roupa está sobre um personagem, siga a sua estrutura corporal, isto irá ajudar a definir as curvas e dobras da roupa. Escureça o contorno principal aplicando mais força com seu lápis.

  4. Apague as marcas deixadas pelo seu esboço. Trabalhe levemente com o seu lápis e desenhe os detalhes internos do seu vestuário, como cintos, bolsos, zíperes, cadarços e emblemas. Sempre que necessário, use o seus rascunhos como um guia. Desenhe as dobras encontradas ao longo das roupa utilizando linhas curvas e orgânicas, procurando sempre seguir o mesmo padrão. Se a roupa está sobre um personagem, tenha em mente a sua pose e estrutura corporal. As curvas do corpo moldarão as curvas do vestuário.

  5. Revise seu desenho e corrija eventuais erros que você encontrar, como mangas desproporcionais e dobras que não pareçam naturais. Apague quaisquer manchas e marcas extras. Depois, faça os contornos com caneta. Trabalhe lentamente e corrija todos os erros antes de fazer os traços a caneta.

Loading...

Dicas

  • Ao desenhar um mangá, quanto menor o número de detalhes, melhor ficará o desenho. Evite colocar muitas curvas e dobras no desenho dos vestuários. Colocar detalhes em excesso pode fazer com que as roupas se tornem estranhas e não naturais.
  • Pratique desenhar mangás regularmente, quanto mais você praticar, melhor será seu trabalho artístico.
  • Pratique desenhar roupas reais. A compreensão de como é o caimento de determinados tipos de roupa irá ajudar a desenhar vestuários mais realistas.
  • Procure diferentes estilos de mangá. Novos estilos vão lhe proporcionar novas idéias para seu trabalho.
  • Não existe um método correto de desenhar. Para cada artista, o método de desenho será diferente. Explore novas técnicas e métodos para ver o que funciona melhor para você.

O que você precisa

  • Lápis
  • Borracha
  • Papel
  • Caneta preta

Referências

Loading ...
Loading ...