Como desenhar pessoas sentadas

••• sitting in a tree image by Sandra Henderson from Fotolia.com

Um tema favorito dos artistas é desenhar pessoas em repouso -- isto é, sentadas, descansando ou deitadas sobre uma cadeira, um sofá ou, ocasionalmente, ao ar livre. O corpo humano é cheio de proporções e ângulos interessantes e é a razão dos artistas gostarem de ter pessoas que posem ou "sentem" para eles. Parte do desafio de desenhar figuras é conseguir os contornos e as proporções certos e dominar a arte do desenho de músculos, roupas e sombreamento.

Passo a passo

Passo 1

Tenha um caderno para rascunho. Antes de começar a desenhar para valer, desenvolva uma "biblioteca" de poses interessantes de pessoas sentadas em várias posições. Retire o caderno no ônibus, no café, no campus ou em casa e faça esboços rápidos e livres da forma como as pessoas estão sentadas -- desleixadas, eretas, atentas, entediadas etc. A vida é a melhor professora de ideias sobre como compor um personagem sentado.

Passo 2

Pegue o modelo e escolha uma pose do caderno de esboços. Certifique-se de que a pose seja algo que o modelo consiga manter confortavelmente pela quantidade de tempo que você pretende dedicar ao desenho.

Passo 3

Ande ao redor do modelo, procurando o ângulo mais dinâmico. A ideia aqui é observar as "linhas" que a figura representada forma e imaginá-las como uma composição. Por exemplo, as linhas que ligam a parte superior da cabeça a cada uma das mãos criam uma composição triangular. Os braços unidos em torno do joelho podem criar um círculo que inclui os braços, os cotovelos e o rosto.

Passo 4

Comece fazendo alguns desenhos de contorno do seu tema, para ajudá-lo a coordenar os olhos e as mãos. Feche um dos olhos e concentre-se em uma borda ou linha do modelo. Mova a visão lentamente ao longo do contorno da linha e ao mesmo tempo passe a mão na mesma velocidade pelo papel. Mantenha o olho no modelo, não no papel -- para ele você só deve olhar indiretamente.

Passo 5

Continue desenhando os contornos do modelo até ter completado toda a figura. Quando terminar, o desenho pode parecer desleixado ou fora de proporção, mas partes diferentes serão perfeitamente detalhadas.

Passo 6

Repita o processo com a mesma pose, mas comece a refinar o desenho, prestando mais atenção às proporções: feche um olho e mantenha o lápis no comprimento dos braços. Marque o comprimento da cabeça com o polegar ao longo do lápis. Agora use o tamanho marcado no lápis para medir o comprimento e a altura da figura.

Passo 7

Finalize o esboço, verificando as proporções do desenho versus as medidas que você fez e faça ajustes. Preste atenção especial nas medidas de objetos flexionados, como antebraços e coxas, proporções essas que alterarão dependendo do ângulo de visão.

Mais recentes

×