Como desenhar tabelas no Photoshop

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Tabela é um conjunto de linhas estruturadas utilizadas para organizar dados, facilitando a visualização e o acesso. Geralmente encontra-se tabelas em processadores de palavras, programas de planilhas ou ferramentas de administração de banco de dados. Porém, em alguns casos é necessário desenhar uma em um editor de imagem, como o Adobe Photoshop. Por exemplo: caso você queira converter a tabela em uma imagem para exibir na internet, o Photoshop é o programa que pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo rapidamente.

Passo 1

Clique em "Arquivo" e em "Novo", no menu principal do programa. Na caixa de diálogo, defina o tamanho e a resolução desejadas para a sua tabela. Defina o modo de cores como CMYK se planeja imprimi-la ou RGB se quiser exibi-la na internet.

Passo 2

Selecione a ferramenta "Retângulo", na barra de ferramentas do software. Desenhe o contorno da tabela na área de trabalho.

Passo 3

Clique na régua, à esquerda da área de trabalho, e arraste o mouse para frente para criar guias para as colunas da tabela. Defina o espaço entre elas de acordo com suas necessidades (geralmente cerca de um por dois centímetros de largura).

Passo 4

Selecione a ferramenta "Linha", na barra de ferramentas do Photoshop. Segure a tecla Shift e utilize a ferramenta para desenhar uma série de linhas verticais dentro da tabela, ao longo das guias que você definiu.

Passo 5

Clique na régua, na lateral superior direita da área de trabalho, e arraste para criar as guias das linhas. Selecione a ferramenta "Linha" novamente, mantenha a tecla Shift pressionada e desenhe as linhas horizontais. Agora você tem sua tabela.

Passo 6

Insira texto no interior de cada caixa da tabela utilizando a ferramenta "Texto horizontal", localizada na barra de ferramentas.

Mais recentes

×