Lexapro (escitalopram) é um antidepressivo de prescrição da família ISRS (Inibidor Seletivo da Recaptação de Serotonina). Em alguns casos, interromper o tratamento com antidepressivos como o Lexapro pode causar síndrome de descontinuação, um fenômeno que aumenta o risco de comportamentos violentos ou suicídios.
Sintomas físicos
Interromper o tratamento com ISRS como o Lexapro pode causar sintomas físicos que se assemelham a gripe e incluem mal-estar generalizado, dores musculares, náuseas e transpiração.
Sintomas psicológicos
Os efeitos psicológicos de desintoxicação de Lexapro são de longe os mais graves. De acordo com o site emedtv.com, os sintomas comumente relatados incluem agitação, ansiedade e irritabilidade.
Perigos
Todos os ISRS devem de acordo com o FDA exibir uma advertência de caixa preta sobre o aumento do risco de suicídio em pacientes que tomam esses medicamentos. Em casos raros, pessoas que interrompem o tratamento com antidepressivos como o Lexapro apresentam idealização ou comportamentos suicidas.
Solução e prevenção
De acordo com o site xlist.com, a redução gradual da dose total de Lexapro para doses menores pode ajudar a prevenir reações psicológicas graves. Também pode ser útil informar seus entes queridos de sua situação, para que possam oferecer suporte e monitorar sua condição.
Alerta
Nunca tente interromper o tratamento com Lexapro abruptamente ou sem supervisão de um médico. Procure atendimento médico imediato se tiver pensamentos de auto-agressão enquanto tomar ou parar de tomar o Lexapro.