Como detectar uma tampa de distribuidor e um rotor ruins

spark image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com
A tampa do distribuidor e o rotor trabalham em conjunto para distribuir a energia proveniente da bobina de cada vela individual. À medida que o rotor é girado pelo eixo do distribuidor, seu contato de metal passa para cada um dos contatos de metal individuais no interior da tampa do distribuidor. Isso permite que a energia da faísca percorra através dos cabos da vela até que ela atinja as velas de ignição. A energia, em seguida, sai pela abertura da vela, produzindo uma faísca. Esta centelha é o que inflama a mistura do combustível dentro de cada cilindro.
Step 1
Levante o capô de seu veículo e localize a tampa do distribuidor. Inspecione-a para detectar quaisquer sinais de quebra ou descoloração.
Step 2
Ligue o motor e ouça quaisquer ruídos incomuns de clique. Estes podem indicar uma tampa rachada ou possivelmente uma má instalação de um cabo da vela para a tampa do distribuidor. O som de clique é causado por uma abertura que foi criada no sistema e pela a eletricidade que sai por essa abertura. Os cabos de vela gastos também farão isso.
Step 3
Estacione o veículo em uma área sombreada e deixe o motor ligado. Olhe para qualquer faísca ao redor da tampa do distribuidor e dos fios. Quando a eletricidade sai através da abertura na conexão, muitas vezes você pode vê-la e ouvi-la.
Step 4
Desligue o motor e retire a tampa do distribuidor. Isto pode ser feito girando os parafusos de fixação à esquerda ou erguendo os clipes de montagem do lado, dependendo do tipo de distribuidor.
Step 5
Inspecione o rotor para detectar quaisquer sinais de corrosão ou quebra. Inspecione o interior da tampa do distribuidor para sinais de rachaduras. Procure sinais de "rastros de carbono" dentro da tampa do distribuidor. Estes são traços de carbono que canalizarão a energia para longe do contato de metal. A presença de qualquer um destes indicadores requer a substituição da tampa do distribuidor e do rotor.
Referências
- "Chiltons Auto Repair Manual, 1981 thru 1988''; Chilton Book Company; 1987
Dica
- Sempre substitua a tampa do distribuidor e rotor juntos.
- Lembre-se, a eletricidade sempre segue o caminho de menor resistência. Isto significa que quaisquer faixas de corrosão ou de carbono sugarão energia do sistema.
Advertência
- Tenha cuidado em torno da bobina do veículo, já que produz energia suficiente para dar um choque doloroso quando o motor estiver funcionando.
Sobre o Autor
Gary Proulx has been writing since 1980. He specializes in automotive technology and gasoline and diesel design. Proulx has had multiple articles published on various websites. He is also an archery expert who writes about the ins and outs of archery as a sport.
Créditos Fotográficos
spark image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com