Como limpar um atuador de marcha lenta

••• yellow car, a Honda Japanese sport car model image by alma_sacra from Fotolia.com

O carbono pode acumular-se no atuador de marcha lenta, tornando-o "colado". Quando o atuador "cola", ele pode não controlar a marcha lenta do carro - pode fazer o carro ir sozinho de marcha lenta para altas RPM (rotações por minuto) ou, na maioria dos casos, fazer o carro morrer em baixa RPM. A limpeza do atuador de marcha lenta pode evitar a necessidade de comprar uma peça nova, mas apenas certos atuadores podem ser limpos. O atuador de marcha lenta deve ter uma válvula operada por mola para que a limpeza do mesmo funcione.

Passo 1

Localize o atuador de marcha lenta no motor -- está perto da admissão ao lado do motor.

Passo 2

Retire o conector elétrico na parte traseira do atuador de marcha lenta com uma chave de fenda. Não quebre a trava de plástico que segura a fiação do sensor - ela é quem impede a vibração da fiação do sensor.

Passo 3

Remova as porcas ou parafusos que prendem o atuador de marcha lenta no bloco.

Passo 4

Mantenha o atuador apontado para baixo e borrife a ponta do mesmo com um limpador de carburador para limpá-lo (não permita que o limpador de carburador pingue dentro da carcaça). Repita este passo até que todo o carbono seja removido.

Passo 5

Recoloque o atuador de marcha lenta e prenda a fiação.

Passo 6

Ligue o carro para ter certeza que ele roda em marcha lenta perfeitamente, e dirija-o para garantir que o motor não desliga quando você está freando ou contornando uma curva, principalmente com o ar-condicionado ligado. Se isso acontecer, você terá que substituir o atuador de marcha lenta.

Mais recentes

×