Como determinar o lado positivo de um LED

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Saber qual lado de um LED (Light Emitting Diode, Diodo Emissor de Luz) é o lado positivo, ou ânodo, e qual lado é o negativo, ou cátodo, é essencial, caso você queira que ele emita luz. Para que isso ocorra, a voltagem do ânodo deve ser positiva. Um circuito simples com LED é feito de forma que o terminal positivo da bateria se conecta ao ânodo através de um resistor. O cátodo conecta-se ao terminal negativo.

Passo 1

Conecte o terminal positivo da sua fonte de energia ao fio esquerdo de um resistor de 1.000ohms. Conecte o fio direito do resistor ao fio esquerdo do LED, e o fio direito do LED ao terminal negativo da fonte de energia.

Passo 2

Ligue a fonte. Aumente sua saída para 1 v. Observe se o LED emite luz. Se ele acender, o lado positivo, ou ânodo, é o que está conectado ao resistor.

Passo 3

Caso o LED não acenda, vá aumentando a tensão em intervalos de 0,3 v. Veja se ele se acende, até chegar a 3 v, ou ele começar a emitir luz. Se ele não acender até 3 v, o fio que está ligado no resistor é o negativo, ou cátodo, e o positivo, ou ânodo, é o que está conectado no terminal negativo da bateria. Se ele acender, o fio que está conectado ao resistor é o positivo, e o negativo é o que está conectado ao negativo da bateria.

Mais recentes

×