Mais Artigos
- Como solucionar problemas de uma câmara frigorífica com um ventilador que não está funcionando
- Como calibrar termostatos de fornos
- Sinais de que precisamos de um novo compressor para a geladeira
- Como converter uma geladeira em uma incubadora
- Como consertar o zumbido de 60 Hz de uma lâmpada fluorescente?
Como diagnosticar falhas no termostato de uma geladeira
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
É esperado que os itens dispostos no freezer estejam congelados, entretanto, encontrar seu leite, temperos e outros alimentos da geladeira com pedras de gelo não é tão agradável. O sinal mais comum de defeito no termostato de uma geladeira é encontrar leite e ketchup congelados. Felizmente, diagnosticar e resolver problemas em um termostato é uma tarefa fácil de fazer, desde que com as ferramentas apropriadas.
Step 1
Verifique o indicador visível do termostato no interior da geladeira. Este botão de ajuste permite a regulagem da temperatura, normalmente oferecendo opções de 0 a 9. Verifique se acidentalmente foi configurado para uma refrigeração muito intensa ou muito branda, resultando em alterações de temperatura interna; 5 é a regulagem recomendada para a maior parte dos modelos.
Step 2
Desconecte a geladeira da tomada. Procure o disjuntor específico para a geladeira na caixa de força de sua casa e desligue-o. Tentar consertar o termostato sem interromper o fornecimento de energia para a geladeira pode resultar em choques e queimaduras.
Step 3
Localize o termostato interno localizado abaixo do botão de regulagem. Ajuste-o para a temperatura mais fria, identificada pelo número mais alto. Remova este botão cuidadosamente com uma chave de fenda. Alguns modelos possuem uma capa plástica, presa por parafusos ou grampos. Grampos de plástico são facilmente removíveis com uma chave de fenda. Remova os parafusos e coloque-os em um lugar seguro.
Step 4
Puxe os dois fios que saem do termostato. Estes são os fios de alimentação, que levam energia ao aparelho. Anote onde cada fio se encaixa para a posterior reinstalação do termostato.
Step 5
Identifique os dois terminais nas laterais do termostato. Configure o multímetro para RX1 e os terminais do multímetro nos do termostato. Verifique a leitura do multímetro. Se qualquer valor numérico for mostrado além de zero, o termostato deve ser trocado. Se a leitura for zero, siga para o Passo 6.
Step 6
Remova o termostato da geladeira. Em alguns modelos, ficam fixos por parafusos, e em outros, apenas encaixados. Ajuste o termostato para a configuração mais baixa, normalmente identificada por 0 (zero). Coloque o termostato em um congelador em funcionamento por meia hora.
Step 7
Remova o termostato do congelador. Posicione os terminais do multímetro em cada pólo do termostato mais uma vez. Termômetros em funcionamento adequado exibirão uma leitura infinita, identificada por um "8" horizontal, e podem ser reinstalados imediatamente. Se o símbolo do infinito não aparecer, o termostato deve ser substituído.
Mais Artigos
Como refrigerar salmão assado e reaquecê-lo depois→
Como desentupir tubos de drenagem do refrigerador→
Como solucionar problemas do termostato de uma geladeira→
Como destravar a porta de um forno de micro-ondas de convecção→
Código de erro ER-DH de refrigeradores LG→
Como remover a umidade de um relógio de pulso→
Referências
- "Troubleshooting and Repairing Major Appliances, 2nd Ed.", Eric Kleinert; 2007
Dica
- Alguns modelos de geladeira podem possuir um termostato digital com visor. Este visor digital deverá ser removido para a localização do termostato interno e costuma estar afixado por quatro pequenos parafusos.
Advertência
- Tome muito cuidado ao tentar consertar qualquer eletrodoméstico, incluindo geladeiras. Chame um profissional se você não possuir nenhuma experiência com geladeiras ou nunca houver manipulado um multímetro.
Sobre o Autor
Melissa Lowery began her writing career in 1999 as a field reporter for the "Six Mile Post." Since 2000 Lowery has contributed to many different websites and print publications. She holds both a mastery makeup artistry and a cosmetology diploma, with more than six years experience in these fields.
Créditos Fotográficos
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images