Como diagnosticar hérnia hiatal com ultrassom

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

A hérnia hiatal é uma condição caracterizada pela distensão do estômago e sua protusão sobre a região do diafragma. Ela pode surgir no nascimento ou pode se desenvolver mais tarde; quando é este o caso, ela resulta de condições como tosse, tensão na região abdominal durante os movimentos intestinais e gravidez. As técnicas tipicamente usadas para diagnosticar a hérnia hiatal são o consumo de bário e a endoscopia. Porém, o ultrassom é outro meio mais recente de diagnosticar a condição.

Instruções

Passo 1

Observe se há persistência de sinais indicativos da hérnia hiatal, como regurgitação, inabilidade em engolir, arrotos e soluços. A presença de dois ou mais destes sintomas é motivo para preocupação e pode ser confirmado por um diagnóstico médico.

Passo 2

Consulte um médico e faça um ultrassom se os sintomas estiverem recorrendo frequentemente. Garanta que a consulta seja pela manhã, pois é necessário fazer jejum de no mínimo três horas antes de fazer o exame.

Passo 3

Beba bastante água antes do ultrassom para encher a bexiga. Qualquer tipo de distensão do estômago ou aumento do hiato poderá ser visto claramente. Protuberâncias visíveis no músculo hiato sem qualquer inflamação da pele ou outras deformidades em volta do local em questão podem ser atribuídas a uma hérnia.

Mais recentes

×