×
Loading ...

O diâmetro do cabo coaxial RG-6

Os cabos coaxiais carregam sinais eletrônicos através de um condutor simples com um revestimento capaz de reduzir interferências de (e para) outros sinais. Na maioria dos casos, quanto maior o diâmetro do cabo, menos perda acontece. O RG6, um cabo muito utilizado em sistemas domésticos de entretenimento, possui um diâmetro relativamente pequeno.

Os cabos RG6 utilizam conectores do tipo F para transferir sinais de televisão (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O diâmetro

Para o cabo RG6, as considerações de diâmetro para a instalação e afixação do conector incluem o diâmetro total da proteção externa, a espessura do material isolante e o diâmetro do condutor central. O diâmetro externo é de 8,32 mm, nominalmente, com uma espessura do material isolante de 4,7mm. O condutor central, feito de aço e cobre, possui 0,7mm de diâmetro. Os conectores são afixados através de uma ferramenta que prende a proteção do condutor central ao corpo de conector, onde funcionará como o pino do conector.

Loading...

Usos

O cabo RG6 costuma ser utilizado em transmissões televisivas através de uma antena para sinal de satélite ou via cabo. O conector F na extremidade possui uma espécie de rosca para se conectar à entrada existente em televisores de alta definição, receptores de sinal de satélite e aparelhos de videocassete que incluam sintonizadores de sinal televisivo. Em alguns casos, o conector utiliza um "balun" para separar o condutor central da sua proteção para que possa ser afixado a terminais com parafusos.

O RG6 conecta antenas a televisores (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Diâmetro e considerações técnicas

As considerações técnicas de um cabo coaxial incluem sua impedância e sua capacidade de suportar frequência e potência, tudo dependendo das dimensões já mencionadas. Quanto mais espesso for o condutor, menos perda o cabo apresenta. Entretanto, como a área superficial aumenta com o diâmetro, a distância entre o condutor central e a proteção precisa ser maior para que sejam mantidas as características entre eles. Um material isolante mais espesso é capaz de aumentar a habilidade de suportar voltagens maiores, mas também aumenta a separação entre os dois condutores.

Especificações do RG6

A maioria dos fabricantes de cabo RG6 busca estar em conformidade com as especificações militares descritas no MIL-C-17 e inclui os requisitos de atenuação sob um número de parte equivalente M17/2. Para estar em conformidade com essas especificações, o RG6 precisa ter uma impedância de 75 ohms, perda máxima de 6,5 dB a 400 MHz em uma extensão de 30 m, além de perda máxima de 23 dB a 3.000 MHz, sua frequência máxima. Além disso, o cabo precisa ser capaz de transmitir um sinal de 210 watts a 400 MHz sem problemas.

O RG6 conecta uma antena de satélite a um decodificador de imagem (Comstock/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...