×
Loading ...

Dicas para esconder a fiação de luminárias embutidas em móveis

Luminárias embutidas em armários podem fornecer mais luz nas áreas de trabalho importantes da cozinha, fazendo com que o alimento em preparo seja melhor visualizado e que os utensílios afiados sejam limpos de forma mais fácil e segura. Para trazer uma aparência profissional a esses móveis, devem-se esconder os fios da iluminação embutida. Caso as luzes estejam conectadas a um interruptor com sistema de dimerização, existem algumas opções que podem ser empregadas para esconder a fiação.

Iluminação embutida em armários apresenta uma aparência mais profissional quando os fios estão devidamente escondidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Instalação das lâmpadas

Para esconder os fios mais facilmente, devem-se instalar as luminárias na parte de trás dos armários, no local onde eles se encontram com a parede da cozinha. Pinte a base dos móveis com tinta reflexiva para iluminar toda a bancada sempre que as luzes estiverem acesas. A montagem das luminárias nesse local permite esconder a fiação nas paredes, sem a necessidade de deixá-los aparentes na frente dos armários.

Loading...

Dentro dos armários

Lâmpadas podem ser instaladas na frente dos armários para uma iluminação com o máximo de eficiência, e seus fios podem ser escondidos ao longo da parte de dentro do móvel. Faça um furo pequeno próximo à porta, em um local onde não seja possível visualizá-lo, e passe a fiação através dele. Faça os fios passarem por dentro dos armários até que seja possível conectá-los ao interruptor na parede. Use laminado vinílico para cobrir a parte inferior do móvel e evitar que a fiação seja vista.

Lâmpadas embutidas

Para criar uma iluminação embutida que esconda os fios e não interfira no espaço do armário, será preciso construir uma extensão na parte inferior do móvel. Mantenha as lâmpadas a uma distância menor do que 5 cm da base para que o prolongamento da moldura não invada o espaço acima da bancada. Troque a frente da parte inferior da estrutura do armário por um pedaço maior de madeira, acomodando as luminárias por toda a sua extensão. Para tornar a manutenção das lâmpadas mais fácil, faça com que esse componente seja removível, anexando-o à estrutura do móvel com parafusos em vez de pregos.

Painel extra

Para uma instalação que não seja embutida, é possível esconder os fios com um painel extra de base. Passe a fiação necessária para alimentar as luzes ao longo do fundo do armário original e fixe-os no lugar. Coloque um painel extra, com furos correspondentes aos locais onde os fios irão se conectar às luminárias e instale-as sobre a nova superfície. Pinte ou envernize o painel adicional para que ele combine com os armários, prendendo-o ao fundo do móvel com pequenos parafusos para que ele possa ser facilmente removido para a manutenção da fiação.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...