A diferença entre eventos dependentes e independentes
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Em estatística, um evento é uma variável dentro de uma probabilidade. Quando um estaticista tenta determinar a probabilidade de algo acontecer, ele está tentando ver como dois eventos influenciam um ao outro. Eles diferenciam os eventos em dois tipos: independentes e dependentes. O estaticista deve provar que um evento é independente ou dependente em uma variável.
Exemplos de eventos independentes
De acordo com a Faculdade de Educação da Universidade da Georgia, um evento independente é quando as duas variáveis na probabilidade não influenciam uma a outra de forma alguma. Por exemplo, se uma pessoa joga dados duas vezes seguidas, o resultado não é pré-determinado pelo número de rolagens. Outro exemplo é uma pessoa destra jogando os dados. O simples fato de uma pessoa ser destra não influencia o resultado dos dados.
Exemplos de eventos dependentes
A Faculdade de Educação da Universidade da Georgia define um evento dependente como duas variáveis em uma probabilidade de que se influenciam mutuamente. Por exemplo: existem apenas 52 cartas em um baralho, e todas são pretas ou vermelhas, têm números, imagens de reis e rainhas e símbolos como espadas, ases, ouros e paus. Assim, caso alguém pegue duas cartas em um jogo, essa pessoa pode calcular a probabilidade de quais cartas tirou.
Raciocínio qualitativo
Para explicar a diferença entre um evento dependente e um independente, são necessárias explicações qualitativas. Por exemplo, o Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Flórida dá o exemplo de uma pessoa vestindo um gesso no braço esquerdo. Nós deduzimos que o braço esquerdo da pessoa deve estar quebrado. Esse raciocínio ajuda a mostrar que esse é um evento dependente. É um evento dependente porque há uma boa chance de que o uso de um gesso em uma determinada área do seu corpo determine que a área contenha um osso quebrado. Assim, um cálculo de probabilidades pode ser feito.
Descobrindo como as variáveis estão conectadas
O maior problema nas estatísticas é tentar determinar se um evento está ligado a outro. É muito difícil criar uma probabilidade para eventos independentes, apesar de isso não significar que não seja possível. Um exemplo ilustra essa dificuldade: digamos que uma pessoa tem o 7 como último dígito do CPF e que seu aniversário seja no dia 3 de janeiro. Um estatístico com recursos suficientes pode ser capaz de nos dizer o percentual de pessoas no país que fazem aniversário no dia 3 de janeiro e têm o 7 como o último dígito do CPF. Mas calcular a probabilidade desses eventos influenciarem um ao outro ou ocorrerem de novo é difícil ou impossível.
Mais Artigos
A depreciação acumulada entra no balanço patrimonial?→
Como calcular porcentagens de vitória, derrota e empate→
Como calcular o número de jogos em uma tabela e fase de grupos→
Como usar uma fórmula no Excel e dividir a soma de vários números por um outro número→
Como calcular prêmios de bingo→
Função "mod" no MATLAB→
Referências
Sobre o Autor
Mark Fitzpatrick began writing professionally in 2006. He has written in literary journals such as Read Herrings and provides written online guides for towns ranging from Seymour, Connecticut to Haines, Alaska. He earned a Bachelor of Arts in political science from the University of Massachusetts.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images