Como calcular probabilidades com porcentagens

As porcentagens representem parte da vida cotidiana

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

O cálculo de probabilidades com porcentagens é um tópico comum da educação primária e secundária, sendo útil ao longo de toda a vida. Ouve-se frequentemente frases como "você tem 50% de chances de vencer" ou "35% dos motoristas portam bebidas nas mãos". Entender como calcular essas porcentagens com números reais de pessoas ou coisas auxiliará na compreensão das probabilidades pelo resto da vida.

Cálculo da probabilidade usando porcentagens

Step 1

Transforme a porcentagem em um número decimal movendo a vírgula duas casas para a esquerda. Suponha que precise resolver o seguinte problema: João tem um saco com bolas de gude e uma chance de 25% de pegar uma bola azul dentro dele. Então, ele tira uma delas e a devolve ao saco por 12 vezes. Pergunta-se quantas vezes ele deverá pegar uma bola azul. Neste exemplo, 25% é transformado em 0,25.

Step 2

Analise o problema e encontre quantas tentativas foram feitas para o evento em questão. Neste exemplo, João pegou uma bola de gude por 12 vezes; logo, esse é o número de tentativas feitas.

Step 3

Multiplique o número de tentativas feitas pela probabilidade percentual em forma decimal. A resposta será o número de vezes que o evento deve acontecer. Neste exemplo, 12 x 0,25 = 3; logo, João deve obter uma bola de gude azul desse saco em três a cada doze vezes que ele tentar fazê-lo.

Como encontrar a probabilidade percentual

Step 1

Calcule o número de resultados favoráveis em uma situação comum. Por exemplo, considere o seguinte problema: Jéssica tem um baralho normal de 52 cartas. Qual é a probabilidade de obter um naipe de ouros ao pegar uma carta aleatoriamente?

Para representar essa probabilidade como uma porcentagem, é necessário saber o número de oportunidades de ocorrência do evento de interesse. Neste exemplo, há 13 cartas com o naipe de ouros no baralho; logo, há 13 chances de que Jéssica tire uma carta com esse naipe.

Step 2

Determine o número total de eventos ou escolhas possíveis para a obtenção de um resultado. Neste exemplo, Jéssica tem um total 52 cartas, sendo esse o número de eventos possíveis.

Step 3

Divida o número de resultados favoráveis pelo número de eventos possíveis. Neste caso, 13 / 52 = 0,25.

Step 4

Na resposta obtida, mova a vírgula decimal em duas casas para a direita ou multiplique o número por 100. O resultado será a probabilidade percentual de que o evento favorável aconteça. Para este exemplo, 0,25 x 100 = 25; logo, Jéssica tem 25% de chances de tirar, aleatoriamente, uma carta cujo naipe seja ouros.

eHow Brasil
×