×
Loading ...

Diferença entre uma flauta de Pan e uma ocarina

Diferenciar instrumentos de sopro apenas pelo som pode ser difícil, mas felizmente pela aparência geralmente é fácil. As flautas de Pan e as ocarinas são ambas instrumentos de sopro, mas possuem várias diferenças fundamentais no seu aspecto físico e na maneira pela qual são tocadas. Uma única flauta de Pan só pode produzir uma nota, mas uma única ocarina possui furos que permitem que as notas sejam mudadas.

Os tubos de Pan precisam ser combinados para poderem criar uma melodia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Forma individual

As flautas de Pan são instrumentos simples e cilíndricos. Pense nelas como um tubo que é soprado de um ângulo para produzir uma nota. Elas podem ser feitas de qualquer coisa, de um junco a um cano de PVC. As ocarinas existem em várias formas diferentes, mas a mais reconhecível parece um pouco com uma batata doce e tem seu nome derivado do vegetal. A forma oval é geralmente acompanhada de um pequeno bocal que fica no lado do instrumento. As ocarinas possuem números variáveis de furos, que são usados para mudar a nota tocada.

Loading...

Tocando os instrumentos

As ocarinas podem ser tocadas ao soprar-se por um único furo. Os numerosos furos no corpo do instrumento são cobertos para mudar a nota que ele produz. Isso permite que o instrumentista mude rapidamente entre as notas com um movimento mínimo, e uma ocarina com oito ou mais furos pode ser usada para tocar qualquer nota musical. As flautas de Pan, por outro lado, só podem produzir uma nota individualmente. Para tocar uma melodia com flautas de Pan, vários canos com diferentes comprimentos são amarrados juntos. O instrumentista, então, precisa soprar em diferentes canos para mudar de notas. Essas flautas não possuem furos, por isso as mãos do instrumentista são usadas apenas para segurar o instrumento.

História

As flautas de Pan, como resultado de sua simplicidade, possuem história diversificada. Elas foram encontradas por toda a Europa, particularmente na Grécia, onde o mito de Pan e Sírinx dá forma ao instrumento. Assim como essa evidência mitológica, também existem provas que sugerem que a flauta de Pan existia na Índia, na África e na América do Sul. As Américas são também os locais onde as ocarinas se originaram, com o maias, os astecas e os incas. A ocarina tem sido popularizada nos dias de hoje com o jogo "A lenda de Zelda: a ocarina do tempo", no qual o personagem principal, Link, usa uma ocarina para desempenhar vários feitos de outros mundos, como o teletransporte.

Variações

A ocarina possui uma pletora de variações, inclusive a popular batata doce e a em linha. A ocarina transversa (batata doce) é a mais comum, mas a em linha serve para a mesma função. Há também as menores disponíveis em forma de concha. As flautas de Pan, por outro lado, são uniformes na forma, diferenciando-se apenas pelo número de tubos amarrados juntos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...