Diferença entre fontes de financiamento a curto e longo prazo
finance image by Christopher Hall from Fotolia.com
Fontes de financiamento podem ser classificadas como de curto e longo prazo. A classificação geralmente está relacionada com a duração ou tempo de espera até o dinheiro ser recebido ou devolvido. Tanto as pessoas quanto as empresas utilizam essas fontes de financiamento para captação de capital visando melhorias e o cumprimento de obrigações financeiras.
Duração
A maioria das fontes de financiamento de curto prazo ocorrem em um período de um ano, embora algumas possam durar até três anos ou mais. As fontes de longo prazo como hipotecas geralmente possuem durações de 15 a 30 anos.
Juros
Devido aos financiamentos de curto prazo serem devolvidos em um período menor, a taxa de juros ou os custos para emprestar o dinheiro também serão menores. As fontes a longo prazo, tais como empréstimos bancários, possuem uma taxa de juros maior devido ao período de tempo que se leva para financiar o empréstimo e devolver o capital.
Tipos
As fontes de financiamento de curto e longo prazo variam de acordo com o instrumento. Exemplos de fontes a curto prazo seriam: contas a pagar, aluguel, empréstimos comerciais de curto prazo, adiantamento de dinheiro a clientes, cobertura de descobertos bancários, empréstimos de contas a receber ou desconto de duplicata. Exemplos de opções de financiamento a longo prazo incluem: quotas ou ações da empresa, bônus, empréstimos comerciais a longo prazo, lucros retidos, arrendamentos operacionais ou financeiros e capitais de risco.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Based in Florida, Jim Franklin started writing professionally in 2009. His articles appear on websites such as eHow, where he covers topics ranging from home improvement to finance. Franklin has a Bachelor of Arts in business management from Florida Atlantic University.
Créditos Fotográficos
finance image by Christopher Hall from Fotolia.com