×
Loading ...

As diferenças entre os Hemisférios Norte e Sul

A palavra "hemisfério", que vem do grego "meia esfera", pode se referir à metade de um planeta, como a Terra. A Terra pode ser dividida em Hemisférios Norte e Sul ou em Hemisférios Oeste e Leste. No primeiro caso, podem ser vistas muitas diferenças entre eles, incluindo a mudança de estações e a localização dos continentes.

O planeta Terra (Purestock/Purestock/Getty Images)

Diferenças geográficas

O Hemisfério Norte é a parte do planeta que se localiza ao norte do Equador, enquanto o Hemisfério Sul é a parte ao sul. Alguns continentes se localizam nos dois hemisférios, mas a Europa inteira e a América do Norte estão no Hemisfério Norte, onde também se localiza quase toda a Ásia, a maior parte da África (acima do Corno da África) e aproximadamente 10% da América do Sul (a parte que fica acima da foz do Rio Amazonas). O Hemisfério Sul engloba a Antártica, o sul da Ásia, aproximadamente um terço da África, toda a Austrália e cerca de 90% da América do Sul (abaixo da foz do Rio Amazonas). O polo Norte, é claro, fica no Hemisfério Norte, enquanto o polo Sul, fica, como o nome já deve dizer, no Sul.

Loading...

Diferenças nas estações

O verão e o inverno são diferentes nos dois hemisférios, resultando em temperaturas diferentes na mesma época. No Hemisfério Norte, o verão começa com o solstício de verão (geralmente em 21 de junho) e termina com o equinócio de outono (em 21 de setembro, na maioria das vezes). O inverno, por sua vez, começa no solstício de inverno (em 22 de dezembro) e vai até o equinócio vernal (em 20 de março). O verão no Hemisfério Sul geralmente vai de 22 de dezembro a 20 de março, enquanto o inverno começa em 21 de junho e termina em 21 de setembro.

População e poluição

Aproximadamente 90% da população mundial moram no Hemisfério Norte, enquanto os outros 10% estão no Sul. A maior parte de massa terrestre do planeta também é encontrada no Hemisfério Norte. Os níveis de poluição são diferentes nos dois hemisférios, já que o Hemisfério Sul tem uma população menor e é bem menos industrializado. Por essa razão, ela é maior no Hemisfério Norte.

Movimentos

Como resultado do efeito Coriolis, que é o desvio dos objetos que se movem com base na rotação da Terra, furacões e tempestades tropicais rodam em sentido horário no Hemisfério Sul e anti-horário no Norte. Durante o dia, no Hemisfério Norte, o Sol ascende até seu ponto máximo em uma posição mais ao sul, porque ele vai em direção ao Equador (sul). No Hemisfério Sul, ocorre o contrário: o Sol ascende até seu ponto máximo indo em direção ao norte.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...