Quais tipos de ecossistemas os leões habitam?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Conhecidos como os "reis da selva", os leões podem viver em muitos tipos diferentes de habitats. Em todos os ecossistemas que habitam, eles estão entre os predadores no topo da cadeia alimentar e ocupam um nicho ecológico importante, mantendo as populações de outros animais sob controle. Contudo, alguns desses habitats são compartilhados com seres humanos que comprometem a sobrevivência dos leões.
Leões africanos
Os leões africanos já foram numerosos em toda a África, mas, hoje, eles vivem principalmente na região subsariana. Como eles precisam viver em locais com bastante disponibilidade de presas, tendem a viver em ecossistemas onde as zebras, os búfalos e os gnus são comuns. As presas são escassas nas florestas, portanto os leões africanos preferem as savanas. Eles normalmente vivem perto de córregos, onde os animais vão para beber e são mais fáceis de capturar. A invasão humana nas savanas tem reduzido o habitat dos leões.
Leões asiáticos
Os leões asiáticos são parentes próximos dos leões africanos. Restam apenas cerca de 300 leões asiáticos, e todos vivem no Parque Nacional da Floresta de Gir, na Índia. Sua dieta é muito semelhante àquela de seus primos africanos, e eles também preferem ficar perto da água. No entanto, seu habitat é mais arborizado e é bastante restrito em razão da expansão das populações humanas na região.
Leões-da-montanha
Os leões-da-montanha, também conhecidos como pumas, costumavam habitar grande parte da América do Norte, mas agora só vivem nas regiões oeste e centro-oeste. Os pumas necessitam de bastante espaço, já que podem viajar longas distâncias e são criaturas solitárias e territoriais. Seu habitat também deve conter presas numerosas -- animais como os cervos, os coiotes e os guaxinins normalmente compartilham o mesmo ambiente com esses felinos.
Leões extintos
Os parentes próximos do leão africano já habitaram quase todas as regiões da Terra, da Austrália ao Canadá. Muitos deles, como o leão-do-atlas do Marrocos e o leão-do-cabo da África do Sul, foram erradicados pela caça. A grande extensão de regiões habitadas por leões no passado demonstra que eles podem viver em muitos tipos de ecossistemas, desde que o contato humano seja minimizado e haja bastante espaço e presas numerosas.
Referências
Sobre o Autor
Emily Potter has written professionally since 1998. She has edited local magazines, such as "Family Living in Southeast Idaho," and worked as a reporter for the "Idaho State Journal." Potter has a Bachelor of Arts in journalism from the University of Montana.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images