×
Loading ...

Diferenças entre uma membrana plasmática e uma parede celular

As membranas plasmáticas e as paredes celulares têm algumas características em comum: ambas servem como barreiras externas, fornecem suporte para as células e são importantes nas funções celulares; mas a maior parte das semelhanças terminam por aí. As membranas plasmáticas são encontradas em todos os tipos de células enquanto que as paredes celulares são encontradas somente nas procarióticas (bactérias e fungos) e em plantas. As células que têm paredes celulares também possuem membranas plasmáticas.

As paredes celulares e as membranas plasmáticas compartilham semelhanças e diferenças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Comparando as paredes celulares e as membranas plasmáticas

Quando você compara as membranas plasmáticas e as paredes celulares, uma boa analogia a ser usada é a diferença entre uma cabine de pedágio e uma parede. A cabine de pedágio, como uma membrana plasmática, tem pontos de verificação que mantêm algumas coisas dentro e outras fora. As membranas plasmáticas fornecem uma barreira para as células, mas elas são organismos vivos dentro umas das outras. Uma parede celular é assim chamada por ser muito menos permeável (o que significa que menos coisas podem penetrá-la) do que a membrana plasmática.

Loading...

Estrutura da parede celular

A parede celular é mais estrutural do que ativa. As paredes celulares de bactérias são feitas de peptidoglicanos, uma molécula de proteína de açúcar que ajuda a fornecer nutrientes a um organismo. As paredes celulares das plantas são feitas de celulose, o que ajuda a proporcionar a resistência encontrada em plantas e também a crocância em muitas frutas e vegetais. A celulose é indigestível para os seres humanos. As células animais não contêm paredes celulares.

Função da membrana plasmática

As membranas plasmáticas são envolvidas na condução, na comunicação célula à célula e na sinalização celular. A membrana celular também é ativa na fagocitose e na pinocitose, conhecidos como o ato de comer e beber da célula, respectivamente. A membrana de uma célula comunica com as outras membranas para identificar as células mortas que serão eliminadas.

Função da parede celular

As paredes celulares podem não ter tantos papéis como uma membrana plasmática, mas elas não são menos importantes. Além de ser um importante obstáculo no exterior da célula de uma planta, a parede celular de uma planta atua como um regulador de pressão. Quando as células vegetais recebem água, é a parede celular que impede que as células estourem com o aumento da pressão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...