Diferenças entre as vantagens da hidráulica e da pneumática

Os sistemas hidráulicos e pneumáticos funcionam à base de fluidos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os sistemas hidráulicos e pneumáticos funcionam à base de fluidos, de acordo com o site Pneumatics.com, uma fonte on-line para os engenheiros desse tipo de sistema. Os tipos hidráulicos utilizam óleo, água ou outros fluidos para produzirem trabalho mecânico. Os tipos pneumáticos utilizam ar, nitrogênio ou outros gases comprimidos. Eles são considerados sistemas à base de fluidos, porque os gases comprimidos funcionam de maneira semelhante aos líquidos.

Os usos da hidráulica

A maioria dos sistemas hidráulicos possuem um reservatório que armazenam o óleo ou outros fluidos hidráulicos e uma ou mais bombas que transmitem eles de uma câmara para a outra. Esse fluido hidráulico é quase incompressível e transmite forças de maneira muito eficiente. Os sistemas hidráulicos operam com pressões mais altas e tendem a produzir maior força do que os sistemas pneumáticos. Por esse motivo, os tipos hidráulicos são muito usados para levantar e quebrar materiais pesados, em macacos automotivos e também em enfardadeiras, ondem comprimem materiais livres, como papelão, feno ou lixo, em fardos compactos que são fáceis de armazenar.

Os usos da pneumática

Os sistemas pneumáticos são alimentados principalmente por compressores de ar, que colocam gases sob grandes pressões dentro do sistema, dando a ele força para realizar o trabalho mecânico. Esses gases comprimidos são de fácil transporte e podem ser levados para qualquer lugar. Os sistemas pneumáticos são usados para manipular equipamentos, como brocas, em ambientes sujos ou molhados, onde equipamentos eletrônicos seriam perigosos ou difíceis de usar. Por esse motivo, são muito usados em operações de mineração e construção, onde não há força elétrica sempre disponível ou ela possa criar um risco de explosão. Esses sistemas são muito utilizados em sistemas de segurança de fábricas e para transmitir sinais para os equipamentos.

Custo

Os sistemais pneumáticos tendem a ser mais simples que os hidráulicos, e, por esse motivo, apresentam menor custo de compra e instalação. Contudo, o custo de operação deles tendem a ser maior quando comparados aos sistemas hidráulicos, tornando esse ultimo mais rentável a longo prazo.

Outras diferenças

Os sistemas pneumáticos, diferente dos hidráulicos, não podem segurar firmemente uma carga, pois o ar utilizado no sistema pneumático é compressível, ao contrário do fluido hidráulico. Os sistemas hidráulicos ocupam menos espaço que os pneumáticos, podendo os vazamentos serem um problema mais grave naqueles. É necessário um maior nível de treinamento para realizar manutenções em sistemas hidráulicos quando comparados aos pneumáticos.

eHow Brasil
×