Desvantagens da pneumática
Thinkstock/Comstock/Getty Images
A tecnologia pneumática usa a força do ar comprimido para executar uma tarefa. Várias indústrias, especialmente na de construção, usam a tecnologia pneumática todos os dias. Grampeadoras, britadeiras, amortecedores e outras ferramentas pneumáticas são semelhantes às ferramentas movidas à eletricidade. Apesar dos vários benefícios e utilidades da tecnologia pneumática, há algumas desvantagens.
Equipamentos
Equipamentos pneumáticos, principalmente os de mão, precisam de alguns equipamentos extras para funcionar e esses tais equipamentos são específicos para serem usados na pneumática. Por exemplo, somente uma mangueira resistente a desgaste e amassados deveria ser utilizada em atividades pneumáticas, de acordo com o Centro Canadense de Saúde e Segurança Ocupacional. Todas as ferramentas e equipamentos pneumáticos também precisam de uma fonte de ar comprimido para funcionar.
Portabilidade
Compressores de ar podem ser um pouco pesados e difíceis de transportar. Contudo, eles tornaram portabilidade de certas ferramentas elétricas. Um compressor de ar, porém, é difícil de transportar, pode ser levado para áreas onde a eletricidade não esteja disponível. Ferramentas pneumáticas, não incluindo os componentes do compressor de ar, são tradicionalmente um pouco mais leves e compactos que outros equipamentos elétricos, porque elas não possuem um motor embutido.
Manutenção
O Centro Canadense de Saúde e Segurança Ocupacional afirma que equipamentos pneumáticos precisam de revisão e manutenção regularmente. Isso é uma das maiores desvantagens das pneumáticas. Por exemplo, precisam de uma grande quantidade óleo ou outro lubrificante. Uma lubrificação mal feita na ferramenta causa um mau funcionamento ou até prejudicar quem a usa.
Barulho
Outra grande desvantagem dos equipamentos pneumáticos é que eles fazem muito barulho quando usados. Os compressores de ar agravam o baralho, criando um ambiente incômodo à audição. Proteções auriculares são extremamente importantes para reduzir o risco de alguma lesão, de acordo com The Tool Hut.
Outras desvangatens
Na medida em que essas ferramentas são feitas, geralmente as pneumáticas são custam mais que as elétricas. Também necessitam da compra de componentes extras como o ar compressor, que pode ser relativamente caro. De acordo com Monster Guide, o óleo usado para manter a lubrificação dos equipamentos pneumáticos podem sujar o local de trabalho e deixar o chão escorregadio. Essas ferramentas operam com velocidade e precisão, operadores iniciantes de grampeadoras podem ter problemas passando do limite dos seus postos de trabalho.
Referências
- Centro Canadense de Saúde e Segurança Ocupacional: segurança básica das ferramentas pneumáticas [em inglês]
- The Tool Hut: Segurança das ferramentas pneumáticas (a base de ar) [em inglês]
- American Pneumatic Tools, Inc.: informações de segurança das ferramentas pneumáticas [em inglês]
- Ask The Builder: Ferramentas pneumáticas - dicas e segurança [em inglês]
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images