Diferenças entre vasos sanguíneos de porcos e de seres humanos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os vasos sanguíneos são a parte do sistema circulatório responsável pelo transporte de sangue através do corpo. Os três principais vasos sanguíneos do sistema circulatório são as artérias, as veias e os capilares. O sistema sanguíneo humano e suíno são geralmente muito semelhantes tanto em estrutura quanto em função; algumas poucas diferenças, entretanto, podem ser observadas com relação à estrutura e trajeto das artérias carótida e ilíaca.
O sistema circulatório
O sistema circulatório humano e suíno é composto principalmente pelo coração, sangue e vasos sanguíneos. A tarefa principal de ambos é transportar o sangue e os nutrientes através do corpo.
As artérias
As artérias em ambos os mamíferos carregam o sangue do coração para os pulmões e para o resto do corpo. Podem ser de dois tipos: artérias pulmonares e artérias sistêmicas. A aorta é a maior artéria do sistema circulatório dos mamíferos.
Veias
As veias nos sistemas de ambos os mamíferos transportam sangue do corpo para o coração. Os quatro tipos principais são pulmonar, sistêmica, profunda e superficial.
Capilares
Os capilares de ambos os mamíferos são vasos sanguíneos muito pequenos localizados nos tecidos do corpo. Sua função principal é transportar o sangue das artérias para as veias.
A artéria ilíaca
A artéria ilíaca está localizada na pelve. Os humanos têm uma artéria ilíaca comum que se ramifica em artéria ilíaca externa e interna. Nos porcos, as externas e as internas se ramificam diretamente a partir da aorta. Os mamíferos não têm uma artéria ilíaca comum.
Artéria carótida
A artéria carótida entrega o sangue rico em oxigênio à cabeça e ao pescoço de ambos os mamíferos. As artérias carótidas comuns esquerda e direita se ramificam a partir da artéria braquiocefálica, que se ramifica a partir do tronco bicarotídeo. O ser humano não possui um tronco bicarotídeo, portanto sua artéria comum esquerda se ramifica a partir da aorta e a artéria comum direita se ramifica a partir da artéria braquiocefálica.
Referências
Sobre o Autor
Shayla Perkins has a B.S. in biology and chemistry. She has worked in pharmaceutical research and development since 2001, and is currently working with the Vaccine Research Center at the National Institutes of Health and National Institute of Allergy and Infectious Diseases. Perkins' writing experience includes protocols, technical reports, intermediate synopsis and co-editing of journal submissions.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images