Como diferenciar as moedas de prata das de níquel

O peso e padrões de sinais de desgaste podem revelar se uma moeda é de prata ou de alguma forma de níquel

Adam Gault/Photodisc/Getty Images

Por muitos séculos, desde a Grécia clássica, a prata foi um metal fundamental na cunhagem de moedas. Em meados da Segunda Guerra Mundial, no entanto, a crescente escassez e valor desse metal precioso tornou seu uso inviável. Desde então, a maioria das moedas que parecem prata, na verdade, foram feitas de um material conhecido como cuproníquel — uma camada externa de níquel em volta de uma base de cobre. Saber a diferença entre a prata e o níquel requer muita atenção aos detalhes, mas é possível.

Step 1

Esfregue o polegar sobre uma parte suja da moeda. Se ela for feita de prata, uma parte da sujeira deve passar para a sua pele, já que a prata oxida em contato com o ar, criando um resíduo preto que é facilmente removido. O níquel mancha de uma maneira diferente; a sujeira ou descoloração fica impregnada.

Step 2

Inspecione os desgastes na moeda sob uma lupa. Devido a prata ser um metal maleável, qualquer desgaste aparecerá como uma indefinição em detalhes como cabelo, características faciais e as bordas de qualquer inscrição. Em contraste, uma moeda de níquel ou cuproníquel usada terá uma aparência esburacada.

Step 3

Encontre uma moeda moderna de tamanho semelhante ao que você está examinando, considerando que a moeda moderna é muito provavelmente feita de um metal comum. Compare os pesos das duas moedas em sua mão. A prata é mais pesada do que o níquel e a maioria dos outros metais. Se ambas as moedas parecerem ter o mesmo peso, então elas provavelmente são feitas de um metal básico — ou seja, níquel, cobre ou uma combinação dos dois. Se a moeda que está sendo examinada for muito mais pesada, então é quase certo que seja de prata. Com moedas muito pequenas, você pode precisar de uma balança para realizar o teste; mas com uma moeda maior, a diferença deve ser óbvia.

Step 4

Verifique se a moeda exibe uma data. Se a data for anterior à Segunda Guerra Mundial, então, você pode presumir que que ela seja de prata, a menos que os passos anteriores sugiram o contrário. Se a data é pós-Segunda Guerra Mundial, é provável que a moeda seja de níquel, a menos que as evidências sugiram o contrário. Essa não é uma regra rígida, mas um guia útil quando em campo.

eHow Brasil
×