Como determinar se uma corrente é banhada a ouro
Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images
Um teste rápido é tudo o que precisará para determinar se a sua corrente de ouro é verdadeira ou apenas banhada. Milhares, senão milhões, de correntes banhadas a ouro são vendidas para compradores não instruídos que pensam estar comprando correntes de ouro sólido. Não é necessário ter uma boa visão ou uma boa luz para identificar rapidamente as correntes banhadas a ouro. Nem mesmo ferramentas de joalheiro serão necessárias.
Step 1
Torça a corrente em suas mãos para um lado e depois para o outro. Se seu brilho aumentar e diminuir enquanto a torce, ela é banhada e não de ouro maciço. O ouro é constante em toda a corrente maciça verdadeira, por isso não deve haver variações de brilho ou cintilação ao longo dela.
Step 2
Teste-a com um ímã. Se a corrente atrai-lo, obviamente, ela possui um centro metálico. Nem o ouro nem a prata atraem um ímã. Esse teste constata apenas que você não tem uma corrente de ouro maciço. Esteja ciente, no entanto, de que algumas correntes banhadas a ouro são compostas de materiais de cromo e não são magnéticas.
Step 3
Coloque as luvas e despeje um pouco de ácido nítrico em um recipiente. Obtenha uma pequena raspagem de seu metal, se possível. A joia de pelo menos 18 quilates manterá a sua cor, porém, se a amostra tornar-se verde, isso indicará a presença de uma base de metal.
Step 4
Procure pela marca do fabricante além do carimbo indicando os quilates, como 14K. A ausência desses itens é a evidência de uma farsa.
Referências
Dica
- As correntes banhadas a ouro valem cerca de R$ 2,00 e podem durar algumas semanas (com muito brilho).
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images