Como determinar se uma corrente é banhada a ouro

A correntes de ouro verdadeiras são mais pesadas ​​do que as versões banhadas

Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images

Um teste rápido é tudo o que precisará para determinar se a sua corrente de ouro é verdadeira ou apenas banhada. Milhares, senão milhões, de correntes banhadas a ouro são vendidas para compradores não instruídos que pensam estar comprando correntes de ouro sólido. Não é necessário ter uma boa visão ou uma boa luz para identificar rapidamente as correntes banhadas a ouro. Nem mesmo ferramentas de joalheiro serão necessárias.

Step 1

Torça a corrente em suas mãos para um lado e depois para o outro. Se seu brilho aumentar e diminuir enquanto a torce, ela é banhada e não de ouro maciço. O ouro é constante em toda a corrente maciça verdadeira, por isso não deve haver variações de brilho ou cintilação ao longo dela.

Step 2

Teste-a com um ímã. Se a corrente atrai-lo, obviamente, ela possui um centro metálico. Nem o ouro nem a prata atraem um ímã. Esse teste constata apenas que você não tem uma corrente de ouro maciço. Esteja ciente, no entanto, de que algumas correntes banhadas a ouro são compostas de materiais de cromo e não são magnéticas.

Step 3

Coloque as luvas e despeje um pouco de ácido nítrico em um recipiente. Obtenha uma pequena raspagem de seu metal, se possível. A joia de pelo menos 18 quilates manterá a sua cor, porém, se a amostra tornar-se verde, isso indicará a presença de uma base de metal.

Step 4

Procure pela marca do fabricante além do carimbo indicando os quilates, como 14K. A ausência desses itens é a evidência de uma farsa.

eHow Brasil
×