×
Loading ...

Como diferenciar platina e prata de lei

Platina e prata de lei têm aparências similares, o que torna importante saber a diferença entre estes dois metais. Ambos são usados em vários tipos de produtos de joalheria com prata de lei, que pode ser encontrada em quase qualquer loja de departamentos. A maior parte dos anéis de casamento é feita de platina, por ser mais forte, enquanto a prata é um metal mais maleável que se suja facilmente e não deve ser usada todos os dias. Muitos dos menores itens de joalheria possuem algum componente de platina, ao contrário das peças maiores, devido ao preço da platina no mercado. A prata é geralmente misturada com outros metais, como o cobre, para aumentar sua dureza, como acontece com artigos banhados ou folheados a prata.

Instruções

Há muitas diferenças entre platina e prata de lei (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Comparar os preços dos itens é geralmente uma maneira rápida de diferenciar os dois metais, uma vez que a prata de lei será sempre mais barata que a platina. É preciso muito menos trabalho para extrair a prata do solo, o que facilita sua produção, tornando-a um metal não tão raro quanto a platina. Outro detalhe comum é o tamanho da joia, já que a platina só é encontrada nas menores peças, como alianças de casamento, brincos e colares, devido ao seu preço. Um produto maior muito provavelmente é feito de prata.

    Loading...
  2. Examine a cor dos dois metais e perceba qual dos dois parece mais claro. A platina é quase branca, enquanto a prata possui uma tonalidade acinzentada, sendo também propensa à oxidação, o que pode causar seu enegrecimento.

  3. Morda a joia e sinta sua dureza, como você já deve ter visto acontecer em filmes várias vezes. Isto pode não ser apropriado em uma joalheria, mas é uma maneira de verificar o material de uma joia. A platina é muito mais densa que a prata de lei pura, e isso pode ser sentido pela mordida. Embora você não vá conseguir deformar um metal com sua mordida, e não haveria razões para isso, você poderá detectar sua densidade.

  4. Pese joias de formato e tamanho similares com uma balança de precisão, uma por vez. A mais pesada será aquela feita de platina.

Loading...

Dicas

  • As nódoas escuras denotando oxidação da prata podem ser removidas se esfregadas com uma pasta de bicarbonato de sódio, ou limpas por um joalheiro profissional.

O que você precisa

  • Balança digital

Referências

Loading ...
Loading ...