×
Loading ...

Dorcas: artesanato e atividades bíblicas

De acordo com a Bíblia, Dorcas era uma serva que dedicou sua vida a ajudar os outros. Encontrada no nono capítulo do livro de Atos, versículos 36 a 42, a história começa com a doença e a morte de Dorcas, uma mulher muito estimada na comunidade por suas boas obras. O apóstolo Pedro orou por ela com seus amigos que ali choravam. De acordo com a Bíblia, Deus usou Pedro para restaurar a vida de Dorcas. Um modelo de servidão e bondade, a história desta mulher oferece inspiração, bem como muitas oportunidades de ensinos frutíferos.

De acordo com a Bíblia, Dorcas era uma serva que dedicou sua vida a ajudar os outros (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Artesanatos de papel

A internet é um bom recurso grátis de desenhos para colorir e atividades que se vinculam com esta história bíblica. O CalvaryChapel.com oferece desenhos para colorir, palavras cruzadas, testes, labirintos e caça-palavras que reforçam a história de Dorcas. Usar os nossos talentos e habilidades para ajudar os outros é um tema importante da história de Dorcas. Para um artesanato que ilustre apropriadamente esse ponto, coloque as crianças para fazer as impressões das mãos em papel, revestindo as palmas das suas mãos com tinta acrílica de artesanato e pressionando as palmas para baixo em um pedaço de cartolina. Adicione um versículo para a memorização na parte inferior da página que diga respeito à bondade para com os outros, como o versículo encontrado na última parte de Atos 9:36: "Em Jope havia uma discípula chamada Tabita - em grego, Dorcas. Esta era rica em boas obras e esmolas que dava.".

Loading...

Artesanato de costura

Já que Dorcas era conhecida por seu talento com a agulha de costura, artesanatos que incorporam costura proporcionam um bom vínculo para com a história bíblica. Imprima um versículo para a memorização em uma cartolina de 15 cm por 15 cm. Cole um desenho de Dorcas para colorir em outra cartolina quadrada. Faça furos ao longo das bordas exteriores de ambos os cartões com um furador. Cada buraco deve ter cerca de 2,5 cm de distância. Para certificar-se de que os buracos se correspondem, fure os dois cartões ao mesmo tempo. Peça às crianças que costurem os dois cartões juntos, com os lados decorados para fora, usando linha colorida. Pode ser necessário adicionar um pouco de fita crepe às extremidades da linha, para agilizar as laçadas. Cadarços coloridos podem ser usados para este ofício também. Apenas amarre as pontas da linha quando as crianças terminarem as laçadas. Outra possibilidade é atar dois corações de cartolina de forma semelhante, deixando a parte de cima do coração aberto. Quando terminar, preencha a abertura do coração com doces para ajudar as crianças a compreenderem que o trabalho que Dorcas fez veio da bondade do seu coração.

Atividades

O site GardenofPraise.com oferece jogos online, atividades e canções que se relacionam com a história de Dorcas. Esses podem ser utilizados de forma eficaz em casa ou em uma sala de aula com computador e acesso à internet. Você também pode usar lanches em sala de aula para reforçar a lição. Já que Dorcas era conhecida pelo modo como usou suas mãos, incorporar a forma de mão é uma maneira criativa de enfatizar esta verdade. Corte sanduíches em forma de uma mão ou decore pequenos sacos ziplock com adesivos de impressões de mãos ou corações antes de enchê-los com guloseimas. O ensino didático sobre Dorcas também pode ser uma grande oportunidade para programar projetos de serviços dentro da comunidade, como fazer pequenos favores para os residentes de um lar de idosos, ou fazer uma coleta para os necessitados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...