Como fazer um ecomapa

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

O ecomapa foi desenvolvido pela Dr. Ann Hartman, em 1975, para representar graficamente os diferentes sistemas da vida de um indivíduo e a maneira como eles o afetam. Ele é usado no aconselhamento social para analisar e avaliar as relações saudáveis ou não que um indivíduo tem com cada sistema. Fazer um ecomapa é muito simples, mas você precisará ser honesto quanto aos tipos de relações dentro do sistema. Você deve ter um livro que explique os símbolos comumente usados no ecomapa, para ajudá-lo a criar e a interpretar o seu próprio corretamente.

Faça um ecomapa de sua vida

Passo 1

Desenhe um círculo na metade do papel.

Passo 2

Comece seu ecomapa escrevendo dentro do círculo o nome da pessoa que estiver sendo analisada.

Passo 3

No espaço em torno do círculo, desenhe outro menor para cada um dos sistemas com o qual o indivíduo se relaciona e nomeie-os. Por exemplo, escreva a família, namorado/namorada, ambiente de trabalho, escola, clubes desportivos e religião dessa pessoa, sempre que tiver conhecimento desses dados.

Passo 4

Desenhe linhas a partir dos círculos menores que se liguem ao círculo maior que estiver no meio. Elas devem representar o gênero e qualidade das relações que o indivíduo mantém com o sistema. Por exemplo, uma linha curva representará uma relação conflituosa.

Passo 5

Debata o conteúdo do ecomapa com um conselheiro de confiança (ou com o cliente, caso você seja um conselheiro ou um assistente social), para avaliar se tem relações saudáveis, identificando as áreas em que sua relação precisa de mudanças.

Mais recentes

×