Como editar arquivos CBR

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Arquivos de história em quadrinhos utilizam diversos tipos de formatos. Esses documentos são basicamente uma coleção de imagens comprimidas, como páginas de uma revista, contida em um arquivo. O formato determina quais programas você deve utilizar para editar o documento. Em inglês, CBR significa "Comic Book RAR Archive", ou Arquivo RAR de História em Quadrinhos. Use o WinRAR para editar esses arquivos. Para isso, você deve primeiro extrair o conteúdo do documento e alterar as imagens existentes. Arquivos CBR exibem as imagens em ordem alfabética, por isso, caso você deseje reorganizar a disposição dos documentos, é preciso renomeá-los antes.

Passo 1

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo CBR e escolha abri-lo com o WinRAR.

Passo 2

No WinRAR, clique no botão "Extrair para" e selecione um local para onde os arquivos devem ser movidos. Clique no botão "OK" e, em seguida, feche o WinRAR.

Passo 3

Abra a pasta para onde os arquivos foram extraídos. Adicione mais imagens ou apague as existentes. Renomeie os documentos para organizá-los em uma ordem diferente.

Passo 4

Selecione todas as imagens da pasta. Clique com o botão direito do mouse sobre qualquer uma delas e escolha a opção "Enviar para pasta compactada".

Passo 5

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo novo e compactado e selecione "Renomear". Mude a extensão para ".cbr" para alterar o formato do arquivo e torná-lo compatível com programas capazes de ler esses documentos.

Mais recentes

×