Como converter um arquivo XLS para OFX

••• binary digits - computer science image by drx from Fotolia.com

O Microsoft Excel é um programa de planilhas que utiliza um código binário não-proprietário simples (XLS), com o qual pode-se trabalhar com diversos formatos diferentes. Um deles é o CSV (acrônimo do inglês "Comma Separated Values"), que é usado frequentemente na transferência e armazenagem de blocos de dados, que podem exigir que linhas separadas de informações, como endereços, sejam ligadas. O formato CSV pode ser lido e editado pelos programas Microsoft Excel, além de apresentar semelhanças com o código baseado em OFX XML, visto que a estrutura de cada um consiste em linhas de dados separadas (delimitadas) por símbolos.

Os arquivos OFX (Open Financial Exchange) usam o código XML para armazenar, transferir e manipular dados através da internet. Ele age principalmente como um condutor para enviar dados relacionados a atividades financeiras. Como o XLS e o OFX são formatos diferentes, eles não trabalham juntos.

Um programa de conversão é necessário para habilitar a transição de XLS para OFX.

Passo 1

Abra o documento XLS que será convertido para OFX no Excel.

Passo 2

Selecione toda a planilha.

Passo 3

Clique no botão "Office" (Excel versões 2007 e 2010) no canto superior esquerdo do Excel e selecione "Salvar como". Na parte inferior da caixa de diálogo que será exibida, clique na flecha ao lado de "Tipo" e desça até encontrar "CSV (comma delimited). Clique nessa opção e salve o arquivo. Esse passo é necessário para que a conversão para o formato OFX seja mais fácil.

Passo 4

Abra um programa de conversão, como o iCreate OFX Basic. Lembre-se de escolher a versão de teste (trial) gratuita.

Passo 5

Faça o upload do arquivo CSV salvo para o programa de conversão.

Mais recentes

×